Arquibancada
E que venha mais um! Domingo tem mais um Atletiba. O clássico que muitos preferem dar números. De não sei quantos realizados, número de vitórias pra cada lado, empates... O fato é que Atletiba é único, independente de quantos tenham sido realizados até aqui. O mais importante é o que está por vir. Como se fosse o primeiro, o início de uma história. Para nós, é maior que FlaFlu, Atlético e Cruzeiro, Corinthians e São Paulo, maior que GreNal.
Dos menos importantes, com placar magro de 0x0, aos placares elásticos de 6x3, 5x2, 7x1, 4x0, todos sem exceção, empolgaram pelo menos antes de acontecer. Mobilizaram torcedores, criaram histórias e ainda são a razão principal do futebol paranaense.
Diminuir o clássico, não lhe dar importância, seja em que circunstância for, é não perceber o tamanho dele. Mesmo que nos últimos dois anos, o adversário tenha, colocado na disputa o seu time sub 23, pressionado pela mística, os meninos do Atlético incorporam o espirito do clássico e sempre nos dão trabalho.
Desmerecer o Atletiba, é faltar com respeito ao torcedor dos dois clubes, é menosprezar uma parte bonita da história do futebol paranaense.
Basta uma pequena pesquisa entre torcedores do Atlético, sobre o Atletiba de domingo. Se perguntados sobre jogar com o time principal ou sub 23, certamente responderão que preferem o principal, afinal é mais uma possibilidade de diminuir nesta conta que abre cada vez mais vantagem a favor do Coritiba.
Atletiba de jogo de botão é tenso, imagina valendo profissionalmente! Ainda hoje, nas escolas, é possível perceber a rivalidade, com as crianças vestindo camisas dos clubes, em semana que antecede o clássico.
Todo Atletiba é especial e este será mais um. No mínimo será a recuperação de um ou a confirmação da ascensão do outro.
Nada como um Coritiba x A. Paranaense para dar um novo rumo nas coisas. Uma derrota ao Coritiba, significa esquentar ainda mais a disputa pelas primeiras posições do campeonato. Uma vitória praticamente sacramenta a supremacia. Será mais um ano, em mais um campeonato, com o Coritiba mais uma vez na briga com algum time do interior. E desta vez com atletas praticamente estreantes na história do clássico. Além de Leandro Almeida, Lucas Claro e Carlinhos - dependendo das opções de Marquinhos Santos -, o resto jogará pela primeira vez o clássico.
Rafhael Lucas acumula apenas a experiência em clássicos nas categorias de base. Deve estar vivendo uma semana pra lá de especial, em expectativa nova na carreira. Isso é bom. Mais um ponto que pesa a nosso favor. Uma partida impecável, com um gol e com vitória, deve ser tudo que o menino mais deseja neste momento. A concentração para isso deve ser seu foco neste momento.
São ingredientes que mais uma vez nos dão o favoritismo, além de jogar em casa, coisa que sempre fez diferença nestes clássicos.
Geralmente os clássicos ou são marcados por um período, como a recente história do tri-vice, ou de fatos isolados como gol o de Tuta, ou as decisões na baixada, quando eles se apresentavam como imbatíveis jogando no “caldeirão”. Temos tudo e toda a história a nosso favor.
Por isso e muito mais, não dá pra perder mais este atletiba.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)