Arquibancada
Se bem entendi a posição de muitos, nos comentários do último post que publiquei, temos aqui um consenso: quase a maioria é contra a forma que o Coritiba vem sendo administrado.
Mas isso nos leva a outras questões. A primeira e mais importante é que o grupo que comanda o clube hoje, foi eleito legitimamente e de lá só sai se quiser ou se cometer alguma irregularidade grave, que o leve a alguma punição prevista no estatuto. Por tanto, é desnecessário perder tempo com movimentos de pedido de impeachment ou caminhos semelhantes. Isso só terá efeito como pressão ao grupo de comando, mas nenhuma solução efetiva e prática aos problemas.
O estatuto do clube considera sócios e conselheiros, se somados em determinado número, para ter algum efeito a ser levado em conta para abertura de qualquer processo que seja, para discutir a legitimidade ou não do presidente e seu grupo. Movimento com apoio de torcedores, tem efeito apenas moral.
Costumo dizer que ninguém é mais torcedor que ninguém. Todos são Coxas, sócios ou não. Como apenas sócios e conselho não devem - na minha opinião -, serem isoladamente responsabilizados pelo resultado da eleição, sócios, conselho e torcida, devem se unir em nome do futuro do Coritiba. Respeitar e legitimidade da eleição que elegeu Samir Namur, mas cobrar tentando resolver maduramente e objetivamente os problemas do clube.
Criar casos, bater o pé, ironizar, tirar proveito de derrotas e protestar, apenas tumultua ainda mais o ambiente e ganha tom de interesse político, o que neste momento precisa ser deixado de lado.
O problema é grave e precisa de lucidez na discussão, seriedade e menos passionalidade, buscando exclusivamente soluções ao Coritiba. O que sinceramente considero difícil, porque no Coritiba elas sempre estiveram acima dos interesses do clube, especialmente nos últimos 20 anos. As pessoas que nele ou dele vivem ou viveram, colocam acima de tudo, suas vaidades, seus interesses pessoais e até econômicos, para depois fazer valer o nome da instituição.
Quando no post anterior me refiro a “sacudir a árvore doente e derrubar todos os frutos podres” - é a esta situação que me refiro.
Os problemas internos são tão grandes, que mesmo assim todo este esforço pode ser desnecessário, porque apenas arrancar os frutos podres talvez não baste. Quem sabe seja preciso arrancar a raiz desta árvore, tratar e voltar a dar saúde ao doente.
Trata-se de um processo cansativo, muito difícil e que pode não dar em nada. Talvez esta dificuldade seja mesmo conveniente porque assim, seleciona as pessoas e coloca em campo de batalha, apenas os que estão dispostos a lutar em nome da recuperação do Coritiba Foot Ball Club.
Abro a lista colocando meu e-mail para contato. Um começo de conversa que podemos levar adiante, se assim jugarem oportuno. Quem sabe nos organizando e nos encontrando para conversar e buscar um caminho. Assim, talvez a gente consiga estabelecer um começo de conversa com o comando do clube e cobrar o que julgamos necessário.
brandaosergio@hotmail.com
SAV.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)