
61
Arquibancada
Ouvi o ano inteiro que o grupo de jogadores do Coritiba recebia orientações do comando técnico para não acessar as redes sociais. Não acreditei que resistiriam, como também acho que, de alguma forma, a ideia deve ter sido adotada pela maioria. E o que me faz crer nesta conduta foi a reação de alguns atletas, caso de Jaci e Morisco, quando claramente se mostraram indignados com as vaias e gritos de “vergonha” ao final da partida de sábado, contra o Athletic, que garantiu o acesso.
Os dois depoimentos me deram a clara impressão de que a única medida que Jaci e Morisco tinham era a arquibancada que, a duras penas, se conteve o ano todo, reprimindo protestos mais calorosos. Carregando durante muitos anos a fama de torcida chata e impaciente, de fato este ano a torcida Coxa reprimiu suas manifestações em nome do acesso, para não criar clima desfavorável.
Nesta semana de última rodada em Manaus, quem sabe seja interessante soltar a rédea e fazer uma coletânea das melhores opiniões sobre todas as manifestações da torcida depois deste sétimo empate em zero a zero que capou o tesão contido de comemorar o primeiro título nacional em casa. Reunir as melhores resenhas e exibir ao grupo em uma reunião fechada, porque se não deu de um jeito, quem sabe mexendo com os brios o resultado seja outro e melhor.
Estive em todos os jogos do Coritiba este ano no Couto, e na maioria das vezes saí decepcionado com a qualidade do futebol, mesmo que em pobres resultados, nos mantivemos no G4.
Se hoje fizerem uma pesquisa séria entre torcedores do Coritiba, suponho que perto de 90% não está satisfeita com a qualidade do que vimos.
Não quero entrar no mérito de qualidade individual e nem do treinador – já manifestei minhas posições sobre os dois temas longamente nas redes sociais e aqui mesmo no COXAnautas.
Quero apenas dizer que alguma coisa a mais do que fizeram até agora precisa ser feita para a partida contra o Amazonas, fora de casa. Agora, mais do que nunca, é PRECISO vencer este título. Se antes bastava o acesso, agora o título de campeão também é obrigação.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)