Arquibancada
Ainda existe quem pensa que resolve tudo na porrada. Também existem os que bradam apontando seus canhões para todos os lados, tentando responsabilizar quem menos culpa tem, sem que sequer consiga olhar para o próprio umbigo e se perguntar se pode fazer algo. Para estes o trabalho é sempre dos outros, nunca dele. Cabe a ele apenas reclamar e continuar berrando sem ser útil.
Entre eles, estão os que se divertem, embora se apresentem como solução, muitas vezes são sinal de mais problemas, os que jogam lenha na fogueira, os raivosos, os “Neros” que se dão ao luxo de assistir Roma em chamas. Os doentes que precisam de tratamento, e os que sofrem... São os sentimentos humanos e por isso quem pode aprende, cresce e tira lições das tragédias. Quem não pode, se arrasta na mesmice de sempre, por isso as diferenças humanas. Uns ficam, outros andam.
Dentro do Coritiba está uma das piores destas categorias, Nero com Roma em chamas. Do lado de fora, estamos todos nós nos responsabilizando, uns aos outros, por impotência e desespero, querendo fazer algo, mas de todas as armas usadas até aqui, nenhuma com efeito. Enquanto Nero assiste, nossos embates.
Por mais irritante que possa parecer, ainda sou da turma do dialogo. Como já propus e um grupo seleto e grande que se junta à esta ideia. Tentamos com isso chegar a Nero, que por enquanto parece ainda se deleitar com Roma em chamas.
Assim, só teremos efeito se houver lucidez e acima de tudo humildade, aqui e do outro lado. Não pedimos apenas que nos ouçam, mas que enxerguem onde erram. Quem precisa nos ouvir é quem está no comando, mas ainda se comporta avesso ao dialogo, pra nossa tristeza. Equivocado e obcecado com uma ideia que já dura meses e nada resolveu. Pelo contrário, nos leva a problemas ainda maiores.
Pior, fortalece uma turma perigosa que começa a se encher de “razão” e que geralmente não mede consequências, abrindo uma porta perigosa que é a já famosa violência, velha conhecida no futebol de insucessos, execrada por todos, mas ainda primitivamente usada por muitos.
Em breve, via TV- COXAnautas, colocando no ar o começo deste caminho que procura ajudar o Coritiba. Tornando pública as nossas conversas com este grupo seleto que me refiro. A ideia é fazer uma serie destas conversas e concluir um trabalho que precisa ser encaminhado ao conselho administrativo do clube.
É o caminho que encontramos. Do contrário, a paixão que é o futebol que já conta várias destas histórias mal resolvidas e que geralmente não terminaram bem. As reações até agora amistosas, ainda no campo da reclamação, parecem começar a dar ares mais rebeldes, caso a diretoria insista no rumo que está dando ao futebol. Por isso, ainda propomos o dialogo a quem se dispuser a ele.
A hora é esta, se é que ainda não perceberam. Um planejamento que não funcionou, precisa com urgência da mudança de rumo... radical e agora.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)