Arquibancada
Passando por aqui depois de mais de um ano e vejo que nada mudou no Coritiba. Mudou no COXAnautas - de onde nunca sai - de olho principalmente no contador que para nosso alívio, agora beira pouco mais de cem dias para a saída de Namur e seu G5.
Deixam um rabo histórico na vida do clube. Além da vergonha, da incompetência, dívidas e mais dívidas que serão a grande marca da administração Namur.
Mas também levo em conta que reapareço em véspera de atletiba, uma instituição do nosso futebol paranaense, como costumo classificar este clássico.
Em condições mais que especiais, por conta da pandemia, e por isso mesmo estará na história dos clássicos, desta vez contado de outra forma.
O primeiro atletiba decisivo, sem o que ele tem de mais bonito, a festa de suas torcidas. Isso sem dúvida fará muita falta e muita diferença no espírito acirrado que sempre foi a máxima dos atletibas.
Por toda a situação nova criada, parece que os dois vão com força máxima. Aliás foi o que fizeram nesta retomada do Campeonato Paranense, usando as finais do paranaense como preparação para o brasileiro que começa na sequência. Mas sem dúvida, os dois clássicos, sim, vão nos dar uma ideia melhor do que teremos pela frente neste ano atípico de 2020. Torcendo para que as experiências testadas por Barroca neste período, tenham servido para nos livrar de alguns nomes que espero não ver nem no banco de reservas.
Como regra das decisões, fica a dica: o desenho do campeão paranaense de 2020, começa na primeira partida. Quem sair na frente, seja no placar ou na demonstração de força, sai com vantagem na segunda partida. Não obviamente pelo placar, mas muito pelo que cada um mostrar em qualidade dentro de campo.
Lembrando que estar em casa ou fora dela, importará apenas psicologicamente, porque nas duas situações não teremos torcida. O vestiário, o gramado e a energia de cada uma das casas, será o diferencial que cada um terá a seu favor.
A supremacia de Coritiba e Atlético no Estado, fica clara nas últimas decisões do Regional. Se os últimos campeonatos não foram decididos em atletibas, um dos dois esteve na final, se não estou enganado.
Mesmo que o adversário leve alguma vantagem pelo histórico do desempenho nos últimos anos, levando em conta também outras competições, acredito firmemente que este atletiba será muito diferente, principalmente pelas condições que o cerca.
Bom retornar a esta casa que me acolheu neste pedaço de arquibancada, justo agora, na porta de mais um clássico.
Dos amigos que fiz aqui, acredito nas boas-vindas. Aos menos simpáticos aos meus posicionamentos, fica a oportunidade de novos confrontos, de novas discordâncias sobre o que temos em comum, este Coritiba que nos deram para torcer.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)