Arquibancada
Se a importância da permanência ou não do Coritiba na série B for medida pelo que diz o site do clube, perdemos para o Guarani por obra do acaso. Trata-se de uma derrota, com um tropeço casual, que ali na esquina se recupera, uma correção de percurso, fácil de corrigir mais adiante.
Não só contra o Guaraní, mas durante toda a série B, todas as derrotas ou tropeços em casa, foram tratados com a mesma palavra: REVÉS. Uma expressão bem amena para o tamanho do estrago que fez este time em 2018. Trocaria REVÉS, por tragédia, derrota, incompetência, má administração, arrogância, soberba, molecagem etecetera.
Junto com REVÉS, desta vez colocaram a palavra AMARGO para justificar o fim de um pesadelo.
REVÉS AMARGO, foi a definição que fecha a participação do Coritiba neste ano de 2018, segundo o próprio site do clube.
Oras bolas, muito pouco para avaliar o estrago que fizeram neste primeiro ano de “Coritiba do Futuro” de Samir e seus quatro colegas de diretoria.
Revés é quando algo dá errado e a consequência é quase nenhuma. Esta administração foi muito além do que um revés. Foi trágica, com consequências irreparáveis e catastróficas que certamente serão sentidas em 2019 e com um pouco de azar para o resto da vida do clube. Não porque será difícil reerguer o Coritiba, mas porque ainda continuam sentados sobre seus “brinquedos”, como se estivessem certos e os errados somos nós, a maioria que não aceita este estrago que minimizam tratando como apenas um REVÉS.
Não resta outra alternativa a Samir, a não ser pedir ajuda aos que já se apresentaram e foram convidados a se sentar novamente na arquibancada e de lá bradar, como um torcedor qualquer, como nós.
Agora, parece ter chegado o fim do período de conversas e de alertas. É preciso puxar a orelha do moleque e colocá-lo de castigo, no canto da sala e de joelhos fazer observar e aprendendo a lição que por teimosia não aprendeu e atrasou toda a classe. Ainda fazer o menino se desculpar com os colegas. Repetir o pedido de desculpas até compreender o estrago que provocou. Sim, educação à moda antiga, porque ultrapassado é o que eles pregam como solução moderna, gestão de futebol, pra usar uma palavra que gostam muito. Ou “fluxo de caixa”, como Samir gosta de repetir.
Chega de você, Samir. De você e tudo que trouxe ao Coritiba em menos de um ano. Impossível imaginar o que ainda nos espera, caso permaneça no comando ainda por mais dois anos.
Este Coritiba será só seu, porque você e sua turma é o que restará na arquibancada. Aliás, número que já se aproxima dos que te elegeram. Logo serão 1070 fieis torcedores distribuídos num canto da arquibancada, número mais que suficiente para completar as sociais do Couto, sem que seja necessário ocupar o restante do estádio. Politica aliás já iniciada há duas ou três rodadas, quando o terceiro anel foi fechado, “otimizando”, segundo sua filosofia, os custos de uma partida de futebol disputada no Alto da Gloria.
Porque 2.500 pessoas no Couto é um pouco mais que o dobro dos sócios que te elegeram ou confiaram que o clube estaria em boas mãos. Mais um pouco, este numero cai ainda mais e aí sim, restarão apenas os teus 1070 seguidores que vão otimizar as arquibancadas que um dia tiveram em média 15, 20 mil torcedores em partidas sem muito importância. Não sei me entende, mas 2.500 pessoas para ver o Coritiba é vergonhoso, Samir. E se você ainda não percebeu, este número vai ser menor ainda caso insista neste seu "fluxo de caixa"
Este Coritiba que você nos deu para torcer, não é nosso, é seu. Só seu e da sua turma.
Ainda lembro bem que na primeira divisão durante alguns anos, mesmo quando muito mau dentro da competição, sempre dependemos apenas de nossos resultados, mesmo que nossos sonhos fossem pequenos, para apenas manter o clube na primeira divisão. Mas era dentro de uma divisão de elite. Agora, não. Rebaixados desde o ano passado, faltando apenas 4 rodadas para o ano terminar, já jogamos a toalha. Teremos mais quatro partidas amistosas de encerramento de temporada da forma mais melancólica já vista na história do clube. Este não é o Coritiba da sua grandiosa torcida. Este Coritiba é só seu, Samir.
Não resta nada além do que já dito por aqui. Eu e muitos aqui, gostaríamos de ver você longe do Alto da Glória, Samir. Por favor, nos faça esta gentileza. Não por nós, mas pelo futuro do Coritiba.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)