Arquibancada
O goleiro Rafael Martins ficou tanto tempo sem jogar pelo profissional que esqueceu que futebol é um esporte coletivo. Pelo menos é o que deixa claro em sua frase ao ser anunciado como substituto de Wilson, neste restante do Brasileiro da série B.
Disse Rafael, - bem intencionado e com certeza vibrando com a oportunidade-, que dará a sua vida “para ver o Coritiba de volta à Série A".
Meu caro Rafael, por mais que queira, e Wilson, seu companheiro direto de trabalho lhe dirá melhor, que não basta querer e se esforçar. Você vai depender de mais dez colegas que também disseram isso e não o fizeram. Aliás, na véspera da partida contra o Paysandu, um deles disse que o time "deixaria a alma em campo". Novamente não foi o que vimos. Não basta a sua vontade e nem será você como goleiro que dará a este Coritiba a sonhada vaga na série A do ano que vem. Além da alma e a vida que vocês dizem doar ao clube, falta competência e isso não é mercadoria disponível em prateleira de mercado.
Quisera fosse assim, tão simples. De qualquer forma, sua dedicação e paciência parecem recompensadas neste momento. Depois de 13 anos, finalmente você terá sua oportunidade de defender uma máxima Coxa de revelar grandes goleiros, mas saiba, não basta se declarar torcedor. Isso nós fazemos aqui sempre que possível, das mais variadas formas e também de nada serviu.
Ultimamente ser um grande goleiro não é o bastante, tamanha é a carência deste time, meu caro Rafael. Nome de bom goleiro você tem.
Reis, Célio, Joel Mendes, mais tarde Manga, Mazaropi Rafael Camarota e Jairo, tiveram mais sorte que você. Marcaram em tempos mais difíceis ainda, quando os artilheiros eram mais categorizados e não perdoavam, fosse o goleiro que fosse. Hoje você tem colegas que muitas vezes não ajudam, mas conta com a sorte de não ter grandes artilheiros pela frente. Um mal do futebol brasileiro, em qualquer que seja a série, já há muitos anos.
Mesmo assim, fica aqui meu desejo de boa sorte. Fico na torcida por você. Que honre o nome que carrega e de seu colega Wilson, que anda operando milagres debaixo do nosso gol. Com um pouco de sorte, quem sabe, você consiga terminar o ano, dando mais dignidade a este time.
Wilson merece estas férias antecipadas, seja qual for o motivo de seu afastamento. Ele e Parede já podem colocar a pantufa e cuidar de seus planos para 2019. No caso de Wilson, duvido que emplaque mais um ano no Coritiba. Wilson deve tá de saco cheio.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)