Arquibancada
Como diz meu amigo Celso Moreira, quem apoia tem direito de reclamar. Brincadeira, reclamar é direito de todos, com apoio ou não. O problema neste momento não é a reclamação, mas a forma como a reclamação está sendo feita por alguns. Usar as redes sociais para pressionar a saída do treinador ou fazer como parte da imprensa anda fazendo, é tumultuar ainda mais o ambiente já tenso.
Há algum tempo venho dizendo aqui que será assim até o fim. E isso muito antes desta recente série sem vitórias, sem conseguir pontuar dentro da tabela. A gordura que já não era grande, vai diminuindo e chega a quase nada, colocando em risco o que parecia andar ao natural. O título da Série B que parecia inevitável, corre sérios riscos com a aproximação de novos pretendentes e de outros tantos que ao vencerem o próprio Coritiba, se aproximam e crescem na competição, ganhando não só novas posições na tabela, mas também crescem moralmente colocando em risco não só o título, mas a classificação no G4.
Diferente destes adversários, o Coritiba faz o caminho contrário, mas inacreditavelmente ainda se mantendo na liderança, agora com menos pontos que o segundo, terceiro e quarto colocados, graças – mais uma vez- aos resultados favoráveis dos mais próximos que por sorte também andam patinando na tabela, assim como nós, sem sair do lugar. Com isso, o bolo pela quarta vaga se acirra e fecha um pacote de pelo menos 10 times brigando não só pelas primeiras posições, mas que também se anunciam como pretendentes ao título, acreditem.
Ontem, sábado (16), ao final da rodada, depois da derrota do Avaí para o Confiança, brinquei dizendo que assim o Coritiba vai garantir pelo menos a quarta vaga com os mesmos 54 pontos conquistados até agora.
A Super Série B, como prega o Sportv, detentor dos direitos de transmissão da competição, vai nos dando a cada rodada um futebol de qualidade muito ruim, tendo como atração apenas o nível técnico muito igual de quase todos os clubes.
Uns acordaram tarde demais, outros, com o rei na barriga, achando que nadaria de braçada, caso do Coritiba, precisa com urgência acordar para as ameaças que se aproximam. Porque o que a imprensa queria, ainda está longe de se concretizar: Vasco, Botafogo e Cruzeiro que entraram pela porta da frente, encontram as mesmas dificuldades que os mais pequenos, como Confiança, Brasil de Pelotas, Brusque e outros. Apenas o Botafogo parece ter encontrado o caminho do sucesso no momento certo, e até agora é o único que se apresenta com potencial para chegar ao título e mesmo assim também com tropeços inexplicáveis.
Quanto ao Coritiba, recupero as mesmas colocações feitas aqui há meses: "será assim até o fim". Há 8 rodadas para acabar a competição, sugiro apertar os cintos, porque o piloto ainda não sumiu, mas estão fazendo de tudo para que assim seja e isso será ainda pior neste momento. Não me inventem moda, agora não.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)