Arquibancada
A velha máxima do pneu do ônibus sendo consertado com ele em movimento, se aplica mais uma vez ao Coritiba. Aliás, há anos assim. Para dar um basta nisso tudo, primeiro var ser preciso a gente aprender a não comprar discurso politiqueiro, de soluções imediatas para um problema crônico.
O Coritiba não tem solução para agora. Agora será um time que apenas vai brigar para se manter na série B, para ser ainda um clube de futebol com pretensões futuras, bem futuras mesmo. Sem a ilusão de que estará na base, nas categorias em formação a qualidade do futebol que sonhamos.
Está na base a solução financeira do clube. É o que nossos dirigentes devem fazer para salvar as finanças e manter o Coritiba vivo. Todos estes nomes em destaque hoje no sub 20, que trouxeram o Coritiba próximo de conquistar o titulo inédito da Copa do Brasil, certamente passarão muito rapidamente pelo time principal, porque serão negociados e será do futebol deles que sairá o dinheiro para fazer caixa e resolver parte das pendengas financeiras do clube.
Enquanto isso, vamos continuar passando vergonha nestes confrontos eventuais com times grandes, como foi contra o Flamengo, ontem por exemplo. Se anda difícil passar pelo Londrina em casa, porque sonhar em seguir na Copa do Brasil tendo o Flamengo como adversário? Porque sonhar em ser líder ou conseguir sequer a classificação entre os quatro primeiros da Série B, se fomos desclassificados logo na largada do Campeonato Regional?
O time estava em formação e ainda está? Sim, mas as peças que formam os 11 ou o grupo todo são de qualidade bem discutível. Os destaques do que anda sendo nosso rascunho de futebol, é por exemplo Rafinha, um jogador em fim de carreira que anda dando a alma em campo, se superando e conseguindo se destacar entre os mais novos, que deveriam corresponder pelo menos com a garra prometida no começo desta gestão, a garra que ainda ninguém viu. Ou em Wilson, que além dos milagres que anda fazendo, parece querer estar lá na frente para resolver os problemas que seus companheiros não conseguem resolver.
O Coritiba ainda vai dar o que falar nesta temporada. Mas suponho que ainda muito longe do que gostaríamos de ouvir. Ainda acredito na sobrevivência do clube, mas pela força de sua enorme e apaixonada torcida. Foi o que nos trouxe até aqui e vai nos conduzir adiante.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)