Arquibancada
A edição de hoje da Tribuna do Paraná publica um editorial de apoio ao Coritiba, como meio de mais força, que se apresenta para entrar na briga para que o clube não caia para a segunda divisão. Fico aqui pensando de que forma pode ajudar um site de noticias num caso destes? O que deve ou pode fazer, além de divulgar noticias? Acho que ajuda muito, mas publicando somente verdades sobre o Coritiba. Aliás, coisa que deveria ser sua missão desde sempre.
No editorial publicado em segundo plano, o texto da Tribuna fala apenas em prejuízo financeiro, (ato falho), ao clube, caso a série "B" seja o destino do Coxa. Prejuízo que também terá o site, claro, caso a segundona seja a realidade do Coritiba. Aliás, prejuízo que toda a imprensa paranaense e todo o futebol do Paraná terão. Acredito ser este o principal motivo do apoio repentino. Todos que lidam com futebol sabem que é assim que funciona.
Ou o site a partir de agora só nos brindará com matérias ufanistas, levantando a moral da tropa? Todas as manhãs terá o hino Coxa em suas edições, letras de todos os hinos desde a fundação da instituição, na centenária história do clube? Ou dedicará paginas inteiras falando sobre o Coritiba? Tambores chamarão seus soldados à guerra, cornetas tocarão, como chamamento a uma batalha e finalmente o Coritiba entrará para história, como o Fluminense em 2009. E assim, a Tribuna se apresenta também como responsável pela façanha, cumprindo o "verdadeiro" papel da imprensa?
Sugiro que façam jornalismo, apenas falando dos fatos, cobrindo o dia –a- dia do clube, tendo o jornalismo esportivo como principal missão, que é o de informar o leitor.
Dispenso o apoio da Tribuna. O apoio de um jornal que historicamente, que em muitas oportunidades, se posicionou até como adversário do Coritiba, com algumas matérias tendenciosas e nada informativas. Não estou falando da Tribuna, do Papel, do impresso, da época de seus anos dourados da Editoria O Estado do Paraná. Me refiro a este formato novo, desde que trocou de mãos e de proposta.
O Coritiba já tem problemas demais para ganhar mais um. O apoio anunciado pela Tribuna, em nada agrega. Creio que o interesse da Tribuna do Paraná deve ser pelo futebol do Paraná. Nunca em "apoio" ao Coritiba, nem ao Paraná Clube, nem ao Atlético.
Não será a partir de posições como esta: “Agora somos todos COXA”! Ou “agora somos todos Paraná Clube”, que o futebol do Estado vai mudar. Sua ajuda deve ser feita, executada, não precisa ser declarada, anunciada. Deve ser sua principal intenção. O apoio deve ser dado sempre, mas independente da situação de cada um dos três clubes da capital.
O anúncio de apoio, seja de que forma for, apenas deixa a situação mais patética. Subestima a inteligência de quem entende um pouco de futebol.
Neste momento, o apoio da Tribuna do Paraná é bem-vindo com a principal ferramenta que dispõe - a informação. Não só ao Coritiba, mas ao futebol do Paraná.
O Compromisso com a informação nos ajuda, o apoio eventual, pegando carona de uma crise, não.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)