Arquibancada
Divulguei ontem nas redes sociais, minha indignação com o comportamento pouco profissional da editoria de esporte da Gazeta do Povo/ Tribuna do Paraná. Mais uma vez dando tratamento pouco profissional ao Coritiba. Não precisa agradar e nem privilegiar, mas o mínimo de retidão e de jornalismo, caem bem. Para meu espanto, descubro que não só o grupo GRPcom, mas boa parte da nossa imprensa, pega um pouco mais leve, mas também destaca derrota no treino de ontem contra o São Paulo.
No meu entendimento, sendo um jogo treino, usando apenas no primeiro tempo os jogadores titulares, e vencendo por 2 x1, a informação pode ganhar um tratamento mais detalhado e não classificar o treino/teste como partida amistosa, já que não teve esta classificação. Amistoso tem torcida, arbitragem, serviço de bar, funcionários, os times usam uniforme oficial, com numeração, tem bilheteria, segurança, policiamento etc.
Não se trata de passar a mão na cabeça, mas de respeito ao clube e ao torcedor, já cansado de insucessos. Olhar um jornal que mancheteia Coritiba perde jogo-treino para o São Paulo em intertemporada, quando você sabe que nem todo mundo lê os detalhes do conteúdo, irrita pela má-fé, pela displicência, ou até pela provocação.
A chamada é no mínimo um tiro no pé, porque se não trata o assunto jornalisticamente, também erra comercialmente. Se é que o grupo ainda tenta vender alguma coisa para se recuperar financeiramente e voltar a ganhar alguma credibilidade entre os paranaenses, se é que estamos falando de um grupo de comunicação e que construiu um nome de credibilidade, mas que nos últimos anos, joga toda a sua história no lixo.
Para falar só da editoria de esporte, se há anos a torcida do Coritiba entende a editoria de esportes do grupo como de torcedores do rival, com os recentes desdobramentos perde mais ainda, menosprezando um público de pouco mais de 1 milhão de pessoas, número estimado de torcedores Coxas por todo o Paraná. O que me parece não ser uma estratégia muito inteligente, já que o número de assinantes só cai e compromete a cada dia a saúde financeira dos seus veículos de comunicação.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)