Arquibancada
Já perdi a conta de quantas vezes leio no site do Coritiba a expressão REVÉS para justificar mais uma derrota. REVÉS se repete a cada derrota, porque é uma palavra suave, que ameniza o impacto do que na verdade tem sido uma TRAGÉDIA. Entre REVÉS, DERROTA ou TRAGÉDIA, vão usar sempre REVÉS, achando que com isso o torcedor digere melhor mais uma partida MELANCÓLICA.
A rica língua portuguesa - e também difícil - talvez ainda não tenha achado uma definição mais adequada para o que este time do Coritiba anda fazendo com sua torcida.
Enquanto a língua portuguesa trabalha para adjetivar o que anda fazendo o Coritiba, digamos que ontem fizeram mais uma PATETADA, não houve REVÉS. Por enquanto PATETADA, exprime melhor o que fez o zagueiro Márcio, por exemplo. Aliás, o que fez o time todo, pra não ser injusto. Patetadas fazem os dirigentes.
Numa rápida conversa com um menino, na chegada ao estádio ontem, seu pai me dizia que estaria tudo bem se o time ganhasse. Rimos e concordamos que esta era a esperança de todos, mas que podia não acontecer, como não aconteceu e não acontece há muitos anos.
Isso chama-se ESPERANÇA, não é REVÉS. ESPERANÇA é só o que nos resta. Vão passar as duas semanas que nos separam do atletiba e logo estaremos prontos para acreditar que talvez agora a coisa vai, com ESPERANÇA, novamente.
Este atletiba será um marco, mais um daqueles que entra pra história. Uma derrota será muito mais que um novoREVÉS. Será a “tampa do caixão”. Mas uma vitória nos deixa novamente com ESPERANÇA de achar que “agora o time engrena”! Uma DERROTA, daquelas de sair sem rumo, será muito mais que um REVÉS: será o fim da linha.
REVÉS, DERROTA, MELANCOLIA, com partidas patéticas como a de ontem, dá tudo na mesma para um torcedor descrente, triste e cada vez mais distante do clube.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)