Arquibancada
A derrota do Paraná para o União, em Beltrão, pode servir de alerta, se você quiser. Sem levar uma série de questões em conta, mesmo que se considere que não era o time titular, estreia, etc, fica lá registrado na sumula o placar e os três pontos que não são somados. Muitos já começam a torcer o nariz e se não houver comando, a coisa pode não entrar nos eixos. Fácil para criar um ambiente desfavorável de derrota e o psicológico passa a prevalecer.
Aos que nos acompanham pela TV- COXAnautas, no primeiro programa do ano, no ar desde a semana passada, levantei a possibilidade de derrota neste domingo contra o Prudentópolis. Levando em conta uma série de questões, muito parecidas com a do Paraná, o Coritiba pode ter sim a sua vida complicada pelo Prudentópolis. E se assim for, a vida que não promete ser fácil, fica mais difícil ainda. Um passo para começar uma crise e as cobranças da uma minoria, é verdade, começam a tentar desestabilizar o ambiente que ainda é sereno no Alto da Glória.
Todo o cuidado será pouco aos comandados de Sandro Forner. Uma vitória simples tira o peso da estreia, mesmo sem um futebol brilhante. Coisa que ninguém espera, mas com placar adverso o panorama pode mudar. Entendo que esta partida em casa, precisa ser tratada como na formula-1 com o carro na liderança da prova, na última volta, com pista molhada. Todo cuidado é bem-vindo. É melhor que sobre cuidados com este momento do que falte e percebam isso mais adiante, como vem acontecendo até com alguma regularidade nas administrações passadas. Quando acordam, a vaca já foi pro brejo.
Vale lembrar que será a estreia não só de um time, mas de uma filosofia de trabalho, que vai desde o comando administrativo ao comando técnico. E todo o cuidado precisa ser tomado para que neste começo a paz continue reinando no Alto da Gloria.
O ambiente é novo e precisa ser cercado de cuidados extras que só quem vive o dia a dia, sabe onde atuar. Se ainda trabalham com psicólogo, que há anos faz parte da folha de pagamento do clube, quem sabe não seja este o momento para uma palestra com o grupo para criar um ambiente favorável de pré-estreia.
Uma derrota para o Prudentópolis, seria um belo de um ingrediente a já famosa impaciência da torcida. Criaria uma nova situação, que alimentaria ainda mais os abutres de plantão.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)