Arquibancada
Qual a importância do Coritiba na sua vida? Em que nível a relação te envolve? Que necessidade você tem de ir aos jogos ou de acompanhar o time onde quer que ele esteja?
Quando era moleque, o Coxa era extremamente importante. Acordava e dormia pensando no Coritiba. Sonhava em poder participar daquilo de alguma forma. Acredito não ter sido muito diferente para a maioria.
Hoje, as circunstâncias colocaram o Coxa num plano abaixo, na minha escala de valores, mas ainda vivo. Sou capaz de eleger responsáveis pela ascensão e queda destes valores nesta minha escala. De Evangelino, Kruger, Passarinho, Kosilek a Becellar, Pedroso, Guerra, Macias, Gionedes, Cirino, entre tantos nomes.
Sou capaz de lembrar de outros e também responsabilizá-los pelo céu ou pelo inferno. Os que me deram o inferno, deveria denunciá-los, processá-los pelo estrago que promoveram, acabando com o meu e o sonho e de muitos garotos ou senhores.
"Exagero isso tudo" - dizem muitos por aqui. Geralmente são os que não sabem do que estou falando. São os que têm alguma dificuldade para interpretar o sentimento de uma criança que teve o futebol como prioridade por quase toda a sua vida. E o Coritiba como o melhor de todos, durante muitos anos.
Algumas das pessoas como as que me referi acima, não deveriam ter sido admitidas no futebol. O Futebol deveria ter sido inventado com uma maquininha que identificasse como um detector de incompetência, dos mal intencionados, para impedir que fizessem o estrago que já fizeram e continuam fazendo.
Agora, por conta destes caras, me pego refletindo durante a semana, se vou ou não aos jogos. Antes, a semana já começava com esta única certeza. Era a única coisa que sabia, antes de todas as outras, até diante das mais importantes, como respirar, comer, trabalhar e estudar. Importante mesmo era ver o Coritiba, fosse como fosse, bem ou mal. Se não estivesse bem, sabia que era passageiro.
Acabaram e continuam acabando com o meu e o sonho de muitos - crianças e adultos. Estão acabando com o melhor programa que tinha no fim de semana.
Ainda movido pelo hábito, quem sabe, neste domingo, estarei lá, mas já reflito se vou ou não.
Olho pra trás e vejo que muitos ficaram pelo caminho. Cancelaram planos de sócio e Premier. Entendo e lamento por isso. Porque na verdade, apesar deles, de alguns dos nomes citados acima, ainda temos a mística da instituição.
O nome Coritiba Foot Ball Club, ainda me arrepia, e é o que me move e me carrega ao Couto, pra não pensar e sofrer no que me espera naquele fim de semana, em mais uma rodada, seja pelo paranaense ou brasileiro.
Domingo ainda estarei lá. Agora para ver Coritiba x Botafogo, preservando o mesmo frio na barriga de sempre, mas já bastante anestesiado e acostumado com o pior. Este é o Coritiba que me oferecem hoje.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)