Barulhos do Couto
Como é difícil torcer para o Coritiba. Jogos passam, semanas de trabalho acontecem e os mesmos problemas tornam a tirar o sono do torcedor coxa-branca. São tantos os pontos de irritação que fica muito difícil fazer uma crítica coerente:
1. Péssimo planejamento de futebol – contratações incoerentes de comissão técnica, direção de futebol e jogadores. Amadorismo puro, tendo em vista demissões (sejam elas tardias ou não), mas que demonstram uma ausência de planejamento e de postura interna;
2. SAF – uma prateleira repleta de desinformações que criam cenários e conjecturas que mais atrapalham do que ajudam. Parece que não apenas os torcedores estão perdidos, mas vemos a mesma esculhambação afetando tanto jogadores quanto comissão (minha conjectura);
3. Desorganização em campo – é inacreditável que a comissão permanente deixe isso tudo acontecer. Todos sabemos que Henrique não tem ritmo de jogo, que o Manga é mimado e individualista, que Victor Luís é fraco tecnicamente, que Natanael não está bem, que Pottker não joga nada, que Kaio ainda é um piá, Pinho está fora de posição, e assim vai... o amontoado de jogadores está em campo desde a primeira partida do paranaense. Não é possível que ninguém observe isto;
4. Nossa camisa – irrita demais ver nosso time na série A jogando com uma camisa improvisada com um adesivo branco para esconder um patrocinador. Que amadorismo é este? Como discutir um escudo novo se nem o básico conseguem fazer?
5. Saco de pancada – como é triste e vergonhoso vermos nosso Coritiba ser chacota nacional. Entramos em campo com medo de perder pra Humaitá, Cascavel, Bahia, Fortaleza... seja em casa ou fora, como desanima perder tempo assistindo um time que já entra em campo derrotado;
6. Jogadores omissos e descomprometidos – irrita muito ler ou ouvir comentários de que um jogador X não entra em campo porque ele não quer ficar no Coritiba (ou porque o seu empresário o quer jogando em outro time). Não quer? Vaza e sem pagar multa!!! Fica muito fácil ficar morcegando no banco e ganhando uma fortuna... que realidade é essa, gente? E o mesmo se aplica à comissão técnica?
7. E o que mais me irrita nisso tudo - a fase é tão ruim, mas tão ruim, que infelizmente observamos críticas pesadas aos jogadores que mais se doam em campo. Críticas são até válidas em alguns pontos específicos, porém, não sobra uma única alma guerreira a quem se apoiar. Tudo isso porque o elenco como um todo está perdido e desorganizado. Deve ser difícil demais ser goleiro deste time, assim como ser um piá que vira titular porque o restante do time é ridículo. Porém, é compreensível a torcida apontar vilões a cada derrota, afinal, são 10 gols tomados em 4 jogos. Irrita, e irrita muito!
Daria para escrever mais uns 10 pontos, sem dúvidas... e que esta maré de mediocridade acabe o quanto antes. A SAF não vai fazer mágica. É um trabalho a longo prazo, então se segurem porque 2023 vai ser complicadíssimo!
Um último ponto: palmas para a diretoria na questão financeira, contudo, com todas as mudanças que estamos tendo no futebol, fica quase impossível nos mantermos na série A. Novamente o amadorismo dos gramados nos coloca em posição delicada e que somente um verdadeiro milagre nos manterá na elite do futebol brasileiro em 2024. Talvez este milagre seja um feijão com arroz básico, não?
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)