Bastidores COXAnautas
27 participantes. Esse foi o número de torcedores que palpitaram no primeiro bolão do site COXAnautas, em 1998.
Na época, o site não tinha banco de dados e tudo era controlado por planilhas do Excel.
As apostas eram enviadas pelo site e recebidas por e-mail. Então eu, na época adolescente, digitava de 1 em 1 na planilha, pra que pudesse calcular a classificação e repassá-la para a nova página de classificação.
27 e-mails por semana (54 nas semanas de rodada dupla). Era tranquilo.
Em 1999 eu aprimorei um pouco o "sistema de coleta" e não digitava mais de um em um, mas já vinha no formato certo para eu dar apenas um Ctrl+C + Ctrl+V por apostador. Mas não eram mais 27. Eram cerca de 100 pessoas.
Em 2000 o bolão teve 300 pessoas participando e aí foi o ano mais crítico. Eu ficava horas por dia atualizando os resultados. Quase desisti.
Em 2001 não tivemos bolão pois eu não poderia conduzí-lo daquela forma. Mas graças a Deus no ano seguinte o site ganhava seu sistema se notícias e junto com ele fizemos a tabela do campeonato e bolão, facilitando a vida.
Desde então, o bolão cresceu mais e hoje reúne mil pessoas. E o trabalho que ele me dá hoje é muito menor que aquele bolão de 27 pessoas de 1998.
No papel há idéias para melhorar o sistema de pontuação, abrindo mais possibilidades.
Por exemplo, quem acerta um resultado improvável de 7x1 deveria ganhar mais pontos do que quem acertou aquele 1x0 básico para o time da casa, certo? O que vocês acham que poderíamos aprimorar nas regras da brincadeira?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)