Bastidores COXAnautas
"(...) Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela." (Jo 8:7)
Este texto bíblico bem conhecido retrata uma situação muito comum nas nossas vidas, seja em nosso trabalho, seja em nossa casa, seja no nosso divertimento. Tendemos sempre a acusar as pessoas e instituições por seus defeitos e por suas falhas. Mas muito raramente paramos para pensar que também temos falhas até mesmo piores. Não paramos para pensar que se estivéssemos no lugar da pessoa que acusamos, nas mesmas condições, poderíamos ter um desempenho pior. E que podemos sempre construir ao invés de lançar palavras difamatórias ao vento.
Não é diferente no Coritiba. Basta darmos uma olhada nos fóruns e comentários do site e veremos muito mais críticas do que elogios. Sempre que há um resultado negativo, temos muitos comentários a mais, indignados com a performance. Quando ganhamos, ou até mesmo goleamos, não conseguimos atingir o mesmo número.
Por exemplo, vencemos de goleada o Botafogo e tivemos 205 comentários. Vencemos o líder do campeonato: 214 comentários. Perdemos para o Atlético/GO que estava em um bom momento: 378 comentários. Perdemos para o Flamengo: 512 comentários.
Claro que o esporte envolve a emoção, mas por que será que nós estravazamos muito mais as emoções negativas que as positivas? Será que se estivéssemos na pele da pessoa que culpamos faríamos melhor?
O site COXAnautas é uma referência quando se trata de site de torcedores. Temos um grande número de visitantes e não conseguimos agradar a todos, mas faz parte dos nossos propósitos ao menos tentar agradar a todos. Então, por mais dura que a crítica pareça em um primeiro momento, devemos analisá-la com frieza e imparcialidade.
Estamos trabalhando em mudanças no site, principalmente mudanças técnicas que possibilitem ao site crescer mais - a base do sistema do site atual foi desenvolvida em 2002. Temos uma estrutura profissional para auxiliar o portal - minha empresa desenvolve sites - mas o site COXAnautas não possui recursos para envolver toda a equipe em um projeto profissional para agilizar essas mudanças que tanto quero implementar.
No papel há várias idéias que aos poucos serão colocadas em prática.
Eu gostaria de receber de vocês, amigos e torcedores, sugestões e críticas que poderiam nos ajudar no site. Não prometo responder com agilidade a todos, mas prometo, sim, ler a todas as mensagens e organizá-las juntamente com nossos planos. Quem tiver interesse, mande um e-mail para coxanautas@coxanautas.com.br que poderemos debater algumas sugestões para melhorar este nosso canal.
Em 2011 o site está completando 15 anos no ar e, se Deus quiser, estaremos logo com novidades para lhe mostrar e tornar este espaço ainda mais agradável e democrático.
Que Deus o abençoe.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)