Bastidores COXAnautas
Gostaria de comentar um pouco sobre o crescimento do site COXAnautas e como ele se tornou hoje uma das principais referências de sites de torcedores no Brasil.
Tudo começou em 1996, quando foi criada a lista de discussões COXAnautas (que existe até hoje) e a página na Internet. Na época, empresas não davam importância para a rede de computadores e o Coritiba não possuía um bom site oficial. Havia uma tentativa em 97/98, mas a página estava uns 2 anos desatualizada.
Foi aí que os COXAnautas começaram a aparecer. Tínhamos uma notícia diária que meu amigo Julio Malhadas Neto colocava no ar e eu cuidava do precário sistema e da hospedagem do site que era paga do nosso bolso todo mês, fora as 3-5 horas diárias para mexer no site. Jamais esqueceremos do primeiro dia que o site atingiu 50 visitantes. Foi um marco. Mal imaginávamos que hoje mais de de 100 mil pessoas diferentes visitariam o site.
Nessa caminhada tivemos muitas histórias e estórias pra contar. Desde a sacola plástica que eu levava pro estádio pra entregar algumas camisas vendidas do site que nos ajudavam a manter as coisas no ar, até a faixa que tínhamos no estádio, que o síndico do meu prédio permitia que eu estendesse no pátio nos dias pós chuva. Meu pai não apoiava, mas pacientemente esperava eu sair correndo das cadeiras ao final do jogo, onde assistia ao jogo com ele, para ir buscar a faixa na Mauá e trazê-la nas costas. Quem lembra do "jantar dos 500 dias", quando estávamos em outra série invicta contra nosso rival? Hoje virou tão corriqueiro isso que nem lembramos que estamos a tanto tempo invictos.
Muitas pessoas passaram pelo site, muitas pessoas apoiam até hoje - citar nomes aqui seria injusto. O site já esteve organizado, já esteve desorganizado, já esteve atualizado e já esteve largado. Como todo projeto voluntário, as pessoas precisam estar engajadas e comprometidas, senão nada anda. Tivemos diversas experiências nesse sentido e hoje estamos com uma equipe de notícias bem enxuta, que cuida da linha editorial do site, e uma grande diversidade de blogueiros, que expõem suas opiniões para a massa alviverde.
O site não para de crescer e, mesmo agora que o Coritiba está atualizado e dá importância para a comunicação online - que hoje está a altura do clube - o site COXAnautas é e sempre será a comunicação da torcida. São dois sites que se complementam e cooperam para o crescimento do nosso Verdão. Um é profissional, pago, mantido por funcionários e empresas contratadas pelo clube e outro é por essência amador - mas com estrutura digna de um site profissional -, voluntário, que torce pelo bem do clube sempre e quer que a torcida esteja sempre ligada nas novidades e interagindo entre si.
Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos que um dia já passaram por aqui, pois todos são diretamente ou indiretamente responsáveis por esse nosso xodó estar do tamanho que está hoje prestando esse serviço para a torcida. Agradeço nossa equipe de blogueiros e nossos editores que mantêm o site pronto para o Coxa-Branca acessá-lo todos os dias e encontrar novidades.
Se você tem dicas para o site, idéias, pode nos mandar um e-mail no coxanautas@coxanautas.com.br ou então deixe seu comentário que teremos o maior prazer em ouvir as sugestões e debatê-las.
Que Deus abençoe o site, sua torcida e o Coritiba.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)