Bastidores COXAnautas
Hoje é fácil pessoas dizerem e apontarem erros dos outros do passado, talvez com o objetivo de se afirmar e mostrar que esses estão certos e sempre estiveram.
O Coritiba caminha a passos largos para o sumiço. Não subir para a série A é, a cada ano, uma catástrofe.
Não é de hoje. Tenho certeza que os sócios que elegeram Samir e seu G5 pra dirigir o clube o fizeram pensando no bem do clube (assim como os que votaram em outras chapas). Sei que sempre tem exceções que pensam em benefício próprio, mas acredito que a maioria dos sócios agiu como torcedor do Coritiba que é. Não foram eleitos pela maioria, por uma questão de falha estatutária e também porque a oposição também tinha oposição. Essa é tão culpada quanto.
Uma sucessão de erros, teimosias, repetições de erros que se dizia e se apontava de gestões anteriores fizeram o Coritiba afundar mais.
Para o Coritiba não virar um paraná da vida (que inclusive vem nos pisando em 2019), precisa que pessoas que tem condições, competência e amam esse clube se levantem. Se as pessoas não deixarem seus melindres de lado, suas vaidades, seus benefícios pessoais, suas rivalidades, o Coritiba vai morrer. Pelo menos o Coritiba que conhecemos.
A vaidade e a divisão é que corroem o nosso Verdão por dentro.
Mas agora é fácil fazer qualquer diagnóstico. Na época, o estatuto foi respeitado. A decisão soberana dos sócios valeu. Eu acredito que uma oposição unida pode surgir desse perrengue, pra não repetirmos o erro de 2017.
Como otimista nato, ainda acho que pode haver um milagre nesse ano e o Coxa subir. Ficarei extremamente feliz se isso acontecer. Mas não apostaria nisso.
Acho que ano que vem teremos que refundar o Coxa, mudando valores, segurando a língua e as críticas destrutivas que até em bons projetos e bons tempos nos atrapalharam. Talvez isso só aconteça com as eleições.
Enquanto isso, nesse desânimo, fico aqui quietinho no meu canto ajudando conforme minhas possibilidades. Como minha sábia mãe dizia... muito ajuda quem não atrapalha.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)