Bastidores COXAnautas
Desde o final do século passado o site COXAnautas é uma referência para os torcedores do Coritiba, quando o assunto é informação e opinião. O clube não possuía site oficial, tanto é que o registro do domínio coritiba.com foi feito por mim e o site ficou nesse endereço até 2002, quando registramos o coxanautas.com.br.
O endereço coritiba.com ficou mais alguns anos em nossos cuidados, mas foi cedido gratuitamente ao clube em um jantar comemorativo no Madalosso, em 2008. Em 2009 o clube, de forma irresponsável, perdeu o endereço pois não fez a renovação. Mas no ano seguinte conseguiu recuperar (provavelmente pagando alguns milhares de reais para a pessoa que fez o registro quando ele ficou vago).
Muitas pessoas já passaram pelo site e temos muitas histórias para contar. Grandes amizades foram feitas, e muitas pessoas acabaram seguindo seus caminhos. Atualmente o site é mantido por 3 pessoas. Ricardo Honório, colunista do site desde 2005, Sérgio Brandão, o mais "jovem", desde 2014, e eu.
Quero compartilhar um pouco aqui do porquê o site COXAnautas ser referência e convidar você a conhecer um pouco mais e participar.
Nós sempre priorizamos que o torcedor deve ter livre opinião. Isso é o grande diferencial que o site possui em relação aos conteúdos oficiais. As notícias oficiais devem ser papel do clube, que passou a ser feito depois que o COXAnautas já existia, mas a opinião do torcedor só era expressa no COXAnautas e, posteriormente, nas redes sociais, que não paravam de crescer.
Inclusive, o site COXAnautas já foi site oficial por uma semana, quando o clube precisou e seu canal não estava disponível. Nós publicamos notícias oficiais do clube durante esse período.
E no Coritiba sempre houve funcionários, principalmente na área de comunicação e marketing, que já passaram e fizeram história por aqui. Foram dezenas de pessoas. Alguns estão até hoje e fica aqui meu desejo de muito sucesso e um bom trabalho ainda a ser realizado em prol do clube.
---
Aqui no site você encontra muitas opiniões diferentes e todos os torcedores que comentam são pessoas "de verdade", pois todos os cadastros são verificados com CPF e data de nascimento. As opiniões são tão diversas que às vezes o clima até fica um pouco mais quente. Mas os comentários podem ser moderados, embora isso seja raro de acontecer.
Justamente essa ferramenta de comentários, lançada em 2006, foi uma das responsáveis pelo crescimento do site, em uma época que o Coritiba amargava uma péssima fase. A torcida na época foi uma das principais responsáveis pelo reerguimento do Coritiba.
É algo que o clube não pode oferecer. O clube, institucional, não consegue abrir o espaço que temos aqui, com a mesma democracia. Temos que aproveitar isso. Falar e ser ouvido. Fazer a diferença.
Porém, hoje eu vejo que há um cansaço por parte da torcida. Me incluo nessa. Sou acostumado a vencer atletibas, seja em casa ou fora, independente da situação. Empatar sempre será fora de cogitação.
Ver o Coritiba retraído, só esperando o adversário marcar, é algo que me entristece. Nessas horas eu gostaria que a torcida se envolvesse mais para repetir os feitos do passado. Mas quando vejo o clube dizendo que foi um jogo muito disputado, sem assumir erros e falhas, é esperar por um final de ano triste com o time em situação bem delicada.
Precisamos da torcida se envolvendo. Não como alguns fazem, apenas criticando, sem solução alguma, as vezes envolvendo política e interesses pessoais. Mas precisamos de pessoas que queiram ver o Coritiba vencedor novamente. Torcedor opinando, participando e se envolvendo.
Se você pensa assim também, escreva aqui no site. Temos um espaço pra isso, aqui, o Fala COXAnautas. Dê sua opinião para todos verem.
Se você tem ideias para o site, nos escreva no endereço coxanautas@coxanautas.com.br
Um grande abraço,
Deus te abençoe.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)