Bastidores COXAnautas
Vi a coletiva do Coutinho e ele falou muito sobre o trabalho que está fazendo no Coritiba e como ele reage quando as coisas não estão indo bem. E ele disse que reage com mais trabalho. Com mais esforço. Com mais treinamento. Me pareceu um cara bem sincero e que tem uma noção do que está acontecendo e se exige bastante.
Me identifiquei com ele.
Quantos momentos na minha vida eu me vi em situações bem complicadas, quando vieram cobranças, justas e injustas, quando especificamente com o COXAnautas e com o Coritiba tivemos momentos na nossa história de derrotas, rebaixamentos, de ataques, e como isso repercutiu dentro de mim. Foram os dias que mais trabalhei na minha vida. Nessas reações.
Geralmente, quando as coisas estão contrárias, eu me calo e trabalho. Aos mais íntimos, que me conhecem melhor, sabem como eu respondo às ofensas. Como eu respondo aos fracassos.
Falando do Coritiba, estou bem confiante com esse time. Com esse grupo. Com as pessoas que estão atuando e gerindo o Coritiba em campo. Me refiro aos jogadores e à comissão técnica. O trabalho que o Coritiba está fazendo, para os propósitos nesse ano, está muito acima da média. E, se contarmos o início horrível do ano (Paranaense e Copa do Brasil), a gente pode perceber demais uma evolução incrível.
Nós acreditávamos no trabalho do Mozart, mesmo quando tudo estava apontando para o contrário. Em alguns momentos achei que a diretoria iria ceder e demití-lo, mesmo crendo que não era a solução. Talvez se fosse o formato anterior, da diretoria "torcedora", teríamos tomado esse passo na pressão e entraríamos em um ciclo repetitivo novamente. Nem sempre nós torcedores temos razão. E esse foi o grande acerto desse ano. A consistência do grupo, a uniformidade de pensamento de todo o grupo, de todos os setores. A unidade que fez a força do Coritiba nesse ano.
Dentro da normalidade, estaremos na série A ano que vem. E aí será uma nova história, um novo capítulo, a ser escrito. Mas que essa união e comprometimento continuem, independentemente de quais profissionais estarão à frente do trabalho. Como diria o saudoso hino que cresci ouvindo: "Vencer é o seu lema, trabalhar é tradição, salve salve o Coritiba, eterno campeão."
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)