COXAnautas - Coritiba Eternamente

06/12, 12h12 | Bola de Couro | Felipe Rauen

A eleição, problema histórico.

Sábado, com cara de missa de sétimo dia, teremos a eleição da nova direção do Coritiba. Provavelmente com baixa participação dos associados, uma vez que os torcedores estão se sentindo feridos de morte com o rebaixamento.

E o que esperar em uma hora dessas?

Sonhamos com uma gestão moderna, competitiva, com modo de pensar grande. Uma gestão que coloque o Coritiba no mínimo no estágio que ocupou nos anos 1970/1985. Uma gestão que não tenha em seus quadros pessoas que procuram se servir do Coritiba em lugar de servir ao clube. Sonhamos com uma gestão inovadora que entenda que os tempos são outros daqueles em que o Coritiba era comandado pelo Evangelino Neves. Queremos uma gestão que não nos envergonhe com práticas como as de contratar figuras bizarras e gordas, ou de sonhar com o aposentado Ronaldinho Gaúcho, e muito menos que pense que pagando alto salário para um nome conhecido para andar pelo mundo o clube terá projeção. Buscamos que de uma vez por todas o Coritiba passe a ser respeitado no cenário nacional, nos corredores da CBF e na mídia do centro do país. E que pense grande, não aceite o papel de mero coadjuvante.

E as chapas que se apresentam podem efetivamente nos dar isso? Prometer, prometem. Mas isso vem acontecendo há dezenas de anos. Algumas gestões começam bem, como foram as primeiras fases do Gionédis e do Wilson, para em seguida frustrar a torcida com fracassos, riscos de rebaixamento e este às vezes se concretizando. Outras, como a atual, começaram e terminaram mal.

Confesso que, embora todos devamos dar um voto de confiança ao grupo que venha ser eleito, pelo que até agora vi de currículos e plataformas (estas quando há), não há como se entusiasmar com qualquer uma das candidaturas.

Eu não poderei ir votar, tenho um compromisso inafastável aqui em Porto Alegre, mas mesmo assim penso que posso dizer aos que me brindam com a leitura dos meus textos, que votem sem se iludir com promessas de alcançar o céu logo ali. Não, o Coritiba está no inferno da segunda divisão e para nós o céu só se abrirá depois de ocorrer uma verdadeira refundação do clube, mais do que uma revolução. Votem mirando o Coritiba e não compromissos de amizades, influência de torcida organizada, de ex-craques e de currículos extra-futebol.

Ainda que o que foi apresentado até agora não permita entusiasmo com esta ou aquela candidatura, espero que os associados saibam escolher o grupo que tenha as melhores condições, por mínimas que sejam, de projetar e administrar o Coritiba a médio e longo prazo, com visões e alvos grandes e condutas pessoais honestas em todos os sentidos. E, claro, que o vencedor saiba ir das visionárias promessas de campanha para uma realidade positiva concreta e alcançável.

Fora disso não parece haver salvação e o caminho poderá ser pior, o de levar o Coritiba a cada vez mais ser menor. Dificilmente uma eleição foi tão importante como a de sábado. Mas os nomes e currículos que se apresentam não entusiasmam. Quero muito estar enganado, torço para que dê certo e o grupo vencedor nos surpreenda. E prometo que darei um voto de confiança para os eleitos e torcerei muito para que acertem e suas propostas sejam factíveis.

Discordou:
+27 Concordou:

Debate

Desde 01/fev/2018 estão identificados quem concordou ou discordou de comentários no site.

  • "Olha o que temos para o momento são essas chapas. O que me preocupa são os conselheiros que para mim são zero a esquerda para o clube. Hora de mudar o estatuto. Vou votar, mas nenhuma delas me empolgou. É aí?"

    C. BRUDZINSKI | 07/12, 08h32 | Móvel

    • "C. Brudzinski, a chapa menos pior, entres as três, e a do Vialle.
      SAV"

      J. Mario | 07/12, 11h48

  • ""Eu só queria saber quem os "surfistas" estão apoiando, pra saber em quem não votar.""

    Ivo | 07/12, 07h17

  • "Em termos práticos, não adianta nada o questionamento. Gostem ou não é o que temos. Não vai aparecer a pessoa mais perfeita do mundo para dirigir o nosso Clube."

    Tadeu A. | 06/12, 20h23

  • "Não se trata de questionar especificamente o cronista, mas vejo uma porção de gente dizendo que "nenhum candidato presta"; "é tudo a mesma coisa"; que "não vai mudar nada", e coisa do gênero. A pergunta prá esse pessoal é: quem (ou quais), então, deveria(m) ser o(s) candidato(s) à Presidência?? Qual o nome que poderia - com certeza - resolver??"

    Alvyr J. | 06/12, 17h55

    • "Espere sentado Alvyr J, não haverá resposta ao seu ótimo questionamento.
      Se ficar em pé vai cansar!
      Só criticar é fácil, não é mesmo? Oferecer soluções, neca de pitibiribas..!
      SAV"

      J. Mario | 06/12, 18h46

    • "Isso aí, concordo em gênero, número e grau."

      J. Mario | 06/12, 19h48

    • "Como o Rauen menciona na coluna, penso que acima dos nomes Vialle, Samir e Pedro, o mais importante pra resolver nosso Coritiba a curto, médio e longo prazo são as ações de profissionalização, transparência e investimento no futebol. Os desafios são muitos, entre eles montar um time novo, o retorno à serie A já no próximo ano, revisão do estatuto, fortalecimento do programa de sócios, adequar o Couto às exigências da lei e do torcedor, e por aí vai..."

      Thiago G. | 07/12, 00h53 | Móvel

    • "Perfeito J. Mario. Concordo totalmente com vc. Se todos os candidatos são tão ruins quanto alguns dizem, esses deveriam montar uma chapa e ir lá salvar o coritiba. É como diz o ditado: "nada é dificil pra quem não tem de fazer o trabalho"...."

      Alvyr J. | 07/12, 09h09

  • Ver todos os comentários (32)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O Autor

Classificação Paranaense 2018

Grupo 1

Foz do Iguaçu 12
Coritiba 11
Cascavel 10
Cianorte 10
Maringá 8
Paraná 5

Classificação Paranaense 2018

Grupo 2

A.Paranaense 14
Rio Branco 7
Londrina 6
Toledo 5
União 3
Prudentópolis 3

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Elizabeth G. 38 pts.
Antonio Alvaredo Filho 37 pts.
Mauro S. 32 pts.
Marcos José Kuff 32 pts.
P. Stonoga 31 pts.
Cristian C. 31 pts.
Valdir 30 pts.
douglas n. 30 pts.
Maurício M. 29 pts.
Fabiano Utrabo Merlin 29 pts.
11º Ismael R. 29 pts.
José Lima 29 pts.
13º Luiza O. 28 pts.
andre a. 28 pts.
Vitor Guedes 28 pts.
16º Thiago S. 28 pts.
Carlos A. B. G. 28 pts.
Marlon R. 28 pts.
19º Adriano B. 27 pts.
20º Beatriz G. 27 pts.
21º junior f. 27 pts.
22º Leandro R. 26 pts.
Daniel N. 26 pts.
24º FELIPE D. 26 pts.
Luis Henrique R. 26 pts.
26º ismacoxa ismacoxa 25 pts.
Eucledson F. 25 pts.
28º Amilton Cesar 25 pts.
Jose R. 25 pts.
G. Santos 25 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

TV COXAnautas

O Coritiba, por Alex

Recebemos mais uma vez o Alex, para analisar o Coritiba de 2018.

Curta e participe!

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet