COXAnautas - Coritiba Eternamente

08/08, 14h17 | Bola de Couro | Felipe Rauen

A entrevista com o alter ego.

Alter ego, como os amigos sabem, é um “outro eu”, ou pessoa na qual nos fazemos refletir para dizer o que não conseguimos ou não temos coragem de dizer. É uma espécie de personalidade oculta ou uma segunda personalidade.

Pois ontem o diretor de futebol do Coritiba, Augusto Oliveira a, foi o alter ego dos dirigentes do clube, que parecem não gostar de entrevistas ao vivo ou daquelas cujas perguntas não tenham sido previamente selecionadas.

E a entrevista do empregado do clube, com atribuições de diretor, em que pese muitas perguntas precisas e às vezes até contundentes, foi um exemplo de como se pode sair pela tangente com habilidade, ainda que sem convencer a quem está atento.

Ouvi afirmações sobre jogadores que teriam dado certo, mas quando indagado por um dos jornalistas sobre quais seriam, só tergiversações. Talvez Alan Costa, Carlos César, Alisson Farias, Chiquinho, Simião, Jean Carlos, Vinícius Kiss, Alvarenga, Bruno Moraes, Pablo et ali?

Foi dito que contratações são feitas com uso de um banco de dados que faz uma análise de mercado. Que cômodo. Parece tal como um professor que tem que proferir uma palestra e que vai ao Wikipédia e dali copia e cola dados e os joga para a plateia sem compromisso com a verdade e o resultado. Certamente isso é a causa dos tantos erros nas contratações.

O Eduardo Baptista é bom técnico, dentre outras razões porque chega cedo e trabalha o dia todo, disse o entrevistado, afirmação que mereceria risos da plateia, não fosse ela composta jornalistas. Suponho que o porteiro do Couto Pereira também chega cedo e trabalha o dia todo, mas provavelmente nem por isso saberia comandar o time.

E o que dizer quando se ouve o funcionário afirmar que “só falta o resultado”? Ah, então estamos com um time bom e jogando bem e só o resultado não aparece? O que vemos é exatamente o contrário, temos alguns resultados bons nos jogos em casa, mas em nenhum o time convenceu.

Difícil também foi ouvir que o “favoritismo” do Coritiba estaria sendo um peso, que leva o jogador a sentir a responsabilidade. Afinal, são homens ou crianças? Não há líderes que façam com que saibam que não é assim, que são limitados e que só um grande esforço pode mudar o andar das coisas?

É amigos, a coisa vai de mal quando se vê que os que comandam o nosso clube compuseram um elenco fraquíssimo, cujos resultados em campo são medíocres, mas mesmo assim acreditam que estão agindo bem. E continua mal quando não se vê o presidente, ou pelo menos um membro eleito, dar explicações à torcida, delegando a tarefa para funcionários que não têm qualquer vínculo de amor ao clube que os emprega. O nosso estatuto permite a delegação de atribuições a empregados (artigo 115), mas penso que em situações de crise como a que vivemos, os mandatários é que teriam que dar satisfação aos torcedores e aos que os elegeram.

Erros todos que administram cometem, não há como evitar. E se errar é humano, para alguns também é humano atribuir os erros aos outros. A culpa é da gestão passada, que culpa a anterior, que culpa a precedente, que culpa... (Uma exceção, por justiça. Em 2010, após a catástrofe de 2009, houve uma intervenção branca, mas sem transferência de responsabilidade na luta para reerguer o clube).

Como disse na coluna anterior, ainda há tempo para mudar e salvar o ano, mas sem humildade e consciência da realidade não será fácil. Vamos torcer para que alguma luz recaia sobre os dirigentes de modo que admitam os erros e providenciem mudanças na área do futebol, nossa atividade fim, pois por melhor que possam estar se saindo nas outras esferas, de nada pouco ou nada adiantará sem sucesso em campo.

P.S. Não comento as declarações do Pereira, a uma porque confesso que o áudio estava muito ruim nas falas dele, e a duas porque, quando pude ouvir, senti que parecia que ele não sabia o que estava fazendo ali.

Debate

  • "Estimado Rauen e torcida, o alter ego foi honesto. A diretoria eleita é esta e estão realizando as suas convicções. Alterações é só no segundo ano de mandato. Então, sou torcedor e vou adiante, sempre esperando a classificação para a primeira divisão. E tudo começa hoje na primeira rodada do returno. Só nos resta vencer, vencer, vencer e vencer. Estou, como sempre, junto. Avante, Coxa!"

    João B. | 10/08, 10h36

  • "O anúncio do fim do Esporte Interativo na grade da televisão por assinatura do país, nesta quinta-feira (9), surpreendeu os clubes que fecharam acordo de transmissão com o canal na TV fechada para o Campeonato Brasileiro a partir de 2019.

    O Bahia, um dos sete times da Série A que assinaram com a emissora, quer pedir a rescisão do contrato na Justiça.

    Além de Bahia e Santos, mais cinco times atualmente na Série A fecharam contratos em TV fechada com a empresa do grupo Turner: Atlético-PR, Ceará, Internacional, Palmeiras e Paraná.

    Cadê o Coritiba?
    Mais uma surpreso há?"

    Admir | 10/08, 06h01 | Móvel

    • "Desisto de teclado do Google. Era pra ser: Mais uma surpresinha?"

      Admir | 10/08, 06h03 | Móvel

  • "Sinceridade?
    Ainda estou tentando descobrir qual a diferença entr eu estar "k gando" e esse cara falando, pois em ambos os casos só sai merda...
    Desculpe a grosseria, tanto ao colunista e demais leitores, mas não sei mais o que dizer sobre esse "elemento" e seus "blá blá blás" injustificáveis.
    SAV!!!"

    Roberto L. F. Pereira | 09/08, 21h17 | Móvel

  • "Presidente Samir, nem na entrevista teve honradez de colocar sua pessoa, enviou dois funcionários. Espero que o Plano B esteja em sua manga, pois não se iluda, o Eduardo Batista já perdeu o grupo."

    David B. | 09/08, 16h06

  • Ver todos os comentários (39)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 71
CSA 62
Avaí 61
Goiás 60
Ponte Preta 60
Atlético-GO 59
Vila Nova 57
Londrina 55
Guarani 54
10º Coritiba 52
11º Brasil de Pelotas 50
12º CRB 48
13º São Bento 47
14º Criciúma 47
15º Figueirense 46
16º Oeste 46
17º Paysandu 43
18º Sampaio Corrêa 38
19º Juventude 35
20º Boa Esporte 30

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 269 pts.
Cristian C. 262 pts.
Ademir Carlos p. 260 pts.
Lucas G. 256 pts.
José A. Lima 253 pts.
Sanderson 252 pts.
Aramis Vieira 252 pts.
William Richard R. 251 pts.
Luiza O. 250 pts.
10º Rupson F. 249 pts.
11º E. DE S. L. 248 pts.
12º Luiz Rodriguez 246 pts.
13º Johney S. 244 pts.
Leandro R. 244 pts.
15º Ricardo T. 243 pts.
16º O. Yossafat 242 pts.
17º Claudio S. 239 pts.
18º Fernando Taschetto 237 pts.
19º André Abreu Dittrich 237 pts.
20º CARLOS AUGUSTO B. 236 pts.
21º Hedy G. 235 pts.
22º Marcos José Kuff 235 pts.
23º M. Castilho 235 pts.
24º André R. 233 pts.
25º Amilton Cesar 233 pts.
26º Bruno H. 232 pts.
27º Mauro S. 231 pts.
28º j. miranda 231 pts.
29º jorge luiz lopes 231 pts.
30º Luis Henrique R. 230 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet