Bola de Couro
É comum ver nos desenhos animados a conduta da avestruz que, diante de algum perigo, esconde a cabeça em um buraco, como se isso a livrasse da ameaça. A ciência diz que não é bem assim, mas a imagem se popularizou nesse sentido.
Lembrei disso ao saber que a direção do Coritiba proibiu o treinador do time de conceder entrevista ao nosso site, provavelmente insatisfeita por não ser um meio de comunicação “chapa-branca” e que ecoa a inconformidade da torcida com a má gestão do clube no que se refere ao futebol, sua finalidade.
Trata-se de um proceder não democrático, que encerra censura indireta a meio de comunicação. Aqui não se trata propriamente de agressão à liberdade de imprensa – que no meu entender não é absoluta – mas de cerceamento indireto do exercício da liberdade de expressão. Se o time vai mal e o Coxanautas assim escancara, a solução da avestruz é se esconder e só aparecer para quem é compreensivo. Se a voz da torcida ecoa aqui, pois nos demais meios de comunicação não há canal para isso, cale-se a torcida calando o Coxanautas. Se os editores do site podem fazer perguntas difíceis, melhor que ninguém as responda.
É o agir, guardadas as proporções, que a história mostra em relação ao rei persa Dario III, que ao receber uma mensagem da qual não gostou mandou matar o mensageiro.
O Estado democrático de direito que rege o nosso sistema pressupõe, dentre outros quesitos, a livre divergência e o debate entre ideias, sempre, claro, de modo altaneiro e com objetivo do bem comum. No caso do Coxanautas, nunca os editores tiveram outro modo de conduta e o seu objetivo é o bem do Coritiba (a propósito, todos os amigos sabem que os colaboradores do site não são remunerados?). Pode ter certeza a direção de que se o site entrevistar algum integrante do departamento de futebol ou mesmo jogador, jamais o fará de modo desrespeitoso ou parcial. Apenas visará esclarecer a torcida, o que as poucas entrevistas conduzidas da direção não têm feito. As opiniões expressadas no site não são corretas? Pois então democraticamente venham aqui expor, espaço não faltará.
Negar espaço a quem pode pensar diferente nada mais é do que proceder absolutista, longe de ser democrático.
Essa atitude há muito vem sendo tomada pelo comandante do nosso maior rival, com vedação a jornalistas e órgãos da imprensa que não se são do seu agrado, proceder que gera reprovação quase unânime. Se a nossa direção quis copiar o rival, deve atentar que diferença é que lá, gostemos ou não, o futebol do clube tem sido bem sucedido.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)