COXAnautas - Coritiba Eternamente

25/03, 15h13 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Amargo pesadelo.

A cada dia que passa nesse pesadelo que nos assusta há muitos anos, agravado desde o fracasso da gestão passada e agora de modo mais marcante pela atual, concluo que nós, os coritibanos que restamos, somos antes de tudo uns teimosos.

Alguns teimam em imaginar que um dia as glórias de um passado cada vez mais distante voltarão. Outros teimam em ter esperança de que os rumos atuais adotados no Coritiba um dia não muito distante serão objeto de correção e o sucesso voltará. E há os que – sim, há – entendem que no momento o futebol está em segundo plano e o objetivo do clube deve ser adquirir estabilidade financeira para depois pensar em conquistas.

Todos iludidos.

A se manter o modo de administrar imposto ao Coritiba, nós, os que vivemos o passado glorioso, e os que dele têm notícia, dificilmente veremos um Coritiba naquele patamar em que éramos respeitados não só no futebol como institucionalmente. Talvez em algumas décadas, mas provavelmente não estarei aqui para ver. Quem sabe, o meu neto.

Aqueles que têm esperança de ver isso em breve tempo torço para que não aconteça de a cada vez que entrarem no estádio venha em suas mentes a frase de Dante Alighieri no portal do inferno “ó, vós que entrai, abandonai toda a esperança”. Nada vejo que permita ter esperança de dias melhores em tempo próximo.

E os que estão satisfeitos com o modo de administrar que procura antes de tudo sanear as finanças, lembro que no afã de justificar a má gestão esquecem que o Coritiba é um clube de futebol e que sem sucesso nessa área jamais será possível sucesso financeiro. Jogamos fora uma vultosa verba com o fracasso do ano passado, jogamos fora dinheiro com a perda paulatina de associados, jogamos fora patrocínios por não termos um produto bom, jogamos fora receita da venda de nossas marcas e assim vamos apenas sobrevivendo, conseguindo, de vez em quando, algum dinheiro através de algum aluguel para shows.

E assim vamos vivendo um amargo pesadelo do qual parece que nunca acordamos, e que se agrava vendo o sucesso do rival que a cada dia se distancia de nós. Ah, sim, dirão alguns, temos mais títulos estaduais do que eles, nossa história é maior. Esquecem que títulos estaduais pouco significam nos tempos atuais, ainda mais em comparação com um intercontinental. Nossa história já não é maior, a não ser que tracemos um limite temporal em um passado um tanto remoto. Sei que talvez alguns me jogarão pedras pelo que estou dizendo, mas é a fria verdade, dolorida, mas incontestável.

Perdoem-me por não comentar o desastre de ontem. Mais um. Assisti ao jogo, mas dizer o quê? Repetir colunas minhas ou de confrades? Dizer que há muito tempo quando temos algum um pequeno sopro de esperança em razão de uma vitória logo ela se esvai? Estou com muita saudade do tempo em que escrevia quase só colunas elogiosas ao Coritiba. Infelizmente, nesses tempos só me resta esperar um dia acordar desse amargo pesadelo.

Debate

  • "Sr. Rauen parabéns pelo texto, a muito tempo não Lia algo tão representativo sobre o que penso e sinto, brilhante. Sinto muito pena dessa nova geração, que por influência ou escolha adotaram o coxa como time do coração. Tenho filho de 10 anos que sofre um monte pelo Coritiba. Peço as esses Imbecis que comandam o Club que pensem nesses meninos e meninas que choram por esse club."

    Anibal S. | 04/04, 11h37 | Móvel

  • "A realidade do Coritiba é esta, e o Presidente é este. Alguma crítica razoável? Ora, para ser realizada censuras lógicas à administração, necessário começar pela análise do balanço de 2018. Alguém sabe por onde anda este balanço? Bem que o coxanautas poderia publicá-lo na íntegra para conhecimento desta torcida e possíveis e necessárias avaliações. Depois, poderemos pensar em novos caminhos decorrentes da pesquisa, estudo e avaliação. Como está, estamos falando sem conhecimento, e aí fica difícil. Afinal, a diretoria afirma, com base em algo interno, que a sua administração é adequada. Obrigatório o estudo e conclusões da leitura adequada do balanço de 2018. Fora deste limite, é dizer sem saber o motivo."

    João B. | 31/03, 10h53

  • "Seria oportuno que algum economista e/ou Contabilista pudesse verificar o balanço 2018 e nos orientar se é confiável ou maquido:

    https://www.coritiba.com.br/artigo/34840/coxa_apresenta_comentarios_sobre_balanco_2018"

    Mauro S. | 28/03, 20h17

  • "“Parabéns“ ao nosso presidente e sua diretoria por terem montado uma “equipe realmente competitiva”, de futebol. Série A em 2020 tranquilamente, não é senhor presidente! Como o time é bom e dinheiro não falta, salários em dia, nenhuma ação trabalhista, sobrando patrocinadores, teve inspiração para montar uma equipe de basketball também, chamada de Coritiba Monters.
    Amigos me desculpem, me perdoem pelas palavras, mas puta que pariu!!!!!!! Onde este camarada está com a cabeça? A próxima será equipe de polo aquático, depois natação, boliche.....
    Samir juntamente com seus diretores estão loucos.
    Boicote total a tudo o que vier deste maluco."

    J. SCARANTE | 27/03, 15h48 | Móvel

    • "Não seria mais óbvio nosso presidente montar uma equipe de equitação? Pangarés nós temos de sobra."

      Marcelo S. | 27/03, 22h45

  • Ver todos os comentários (61)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 75
Sport 68
Coritiba 66
Atlético-GO 62
América-MG 61
Paraná 56
CRB 55
Cuiabá 52
Botafogo-SP 50
10º Operário 50
11º Ponte Preta 47
12º Vitória 45
13º Guarani 44
14º Brasil de Pelotas 44
15º Oeste 41
16º Figueirense 41
17º Londrina 39
18º São Bento 39
19º Criciúma 39
20º Vila Nova 39

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 327 pts.
andre a. 313 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 309 pts.
Rui Valente 304 pts.
Leandro R. 295 pts.
Marcelo luczyszyn 294 pts.
Waldir Laska 291 pts.
Leonel Schunig 290 pts.
Ricardo Honorio 287 pts.
10º Marcelo G. 280 pts.
11º Luiz C. 277 pts.
12º Jose R. 274 pts.
13º alessandro k. 271 pts.
14º Hedy G. 270 pts.
15º Rodrigo P. 268 pts.
16º Juarez Mocelin 267 pts.
17º Marcio Cardozo 267 pts.
18º Mauro S. 264 pts.
19º Ido M. F. 263 pts.
20º Julio C. R. 259 pts.
21º Tiago L. 259 pts.
22º Carlos N. 258 pts.
23º Vitor Guedes 258 pts.
24º Valdir T. 257 pts.
25º Alysson Delalibera 256 pts.
26º Job Grassi 256 pts.
27º João L. 255 pts.
28º Walber Gonçalves de Queiroz 254 pts.
29º Gelson Roberto M. 254 pts.
30º Robson R. 253 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Rui Valente
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet