COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

09/12, 14h49 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Arrogância e ingenuidade.

Assentada a ressaca da alegria do retorno à elite do futebol brasileiro, é hora de saber planejar o futuro, sob pena de repetirmos erros que nos levaram a sucessivos rebaixamentos neste milênio. Penso que o nosso clube não aguentará mais um fracasso e é necessário que todos nós, torcedores, dirigentes e formadores de opinião, trabalhemos visando ao bem do nosso amado Coritiba.

Para isso é essencial ser realista, mirando grandes objetivos, mas a serem atingidos de forma paulatina e segura, ou, como se diz, “com os pés no chão”. Visão de realidade e ambição conjugada com humildade são essenciais.

Mas não foi o que vi em algumas manifestações após a conquista.

Primeiro, uma entrevista infeliz do empregado do clube, o Pastana – que segundo bem informado jornalista seria o presidente de fato do Coritiba na administração do futebol – o qual, como ocorre costumeiramente com pessoas que não sabem conviver entre o fracasso e o sucesso, foi verborrágico. Comentários no sentido de que quem o critica deve “chorar na cama” e “sei que sou bom”, nada acrescentam, só preocupam pela arrogância. Na condução do futebol do Coritiba acertou, mas também errou. E quem não tem humildade para admitir os erros e aprender com eles, não tem maturidade para corrigi-los. Como seu contrato foi renovado, vamos ver se depois da euforia da conquista fez uma introspecção e se convenceu de que não é tão bom como pensa e que muito terá que corrigir para não repetir a pífia campanha que teve com o Paraná Clube.

Outra entrevista, ou melhor, outras, pois no sucesso o nosso presidente apareceu muito, foram as do Samir.

O que percebi é que o presidente talvez não seja tanto soberbo como passamos dizendo nesses dois anos. Acho que ele é mais um ingênuo.

Como pode um dirigente que necessita tratar da renovação do contrato do seu diretor de futebol e do técnico já sair dizendo que os valores deverão ser em outro patamar dado o clube estar na primeira divisão? Quem negocia assim? Imagine você, amigo do Coxanautas, ir comprar um automóvel ou um imóvel e já chegar dizendo: olha sei que o mercado aqueceu e me proponho a pagar mais. Se isso não se faz com o próprio dinheiro, o que dizer com o dos outros, o nosso, o do clube? Não é má fé certamente, mas é puerilidade.

Não vou tratar de outros enfoques das entrevistas dadas as limitações do espaço, mas ainda chamo a atenção para a ingenuidade de já ir fixando preço para negociar a jovem revelação Yan Couto. Como assim? Nem se sabe de algo concreto e já se sai anunciando o valor que pretende pela negociação, quando isso é para se tratar intramuros. É bem provável que, como ocorre no mundo dos negócios – e o presidente Samir, pelo exemplo dos seus ancestrais, exímios negociantes, deveria saber – os pretendentes já virão ofertando menor valor e até pagamentos parcelados aproveitando-se da penúria do clube.

Mas não pensem que sou opositor à atual administração e que não reconheço os seus acertos (manutenção da folha de pagamento em dia, conservação e renovação de dependências do estádio, estabilidade no controle do déficit financeiro) e que não quero o seu sucesso. Quero sim, assim como quis em relação a todas as anteriores, e desejo muita sorte ao presidente e seus pares. Só temo que sem um choque de humildade e da realidade não será fácil avançar. A alegria do sucesso no retorno à primeira divisão não pode mascarar os muitos erros cometidos e a necessidade de, sem vaidade, aprender com eles.

Debate

  • "Rauen, concordo plenamente, no que você fala sobre a valorização do Yan Couto.
    Estipular preço antes de qualquer oferta é, no mínimo, ingenuidade ou imaturidade negocial.
    E, se o eventual interessado, estivesse disposto a oferecer U$.20 milhòes ou 20 milhões de euros (aliás, para qualquer time Europeu, dinheiro de bananas!), com qual cara ficariam nossos dirigentes ao pedirem antecipadamente U$.5 milhões?
    Realmente, muito fracos esse dirigentes de futebol. SAV"

    Washington B. | 18/12, 22h50

  • "Sempre disse que esse Samir era amador, E sua diretoria tb."

    Rupson F. | 16/12, 01h11 | Móvel

  • "Porque eles não contratam o técnico experiente em série A que já tenha disputado várias vezes o torneio? Porque querem economizar, só que isso pode gerar um novo rebaixamento, não podemos economizar agora se quiserem manter o Coritiba na série A precisamos sim fazer loucuras financeiras e fazer empréstimo até entra a cota da TV para podermos contratar técnico e jogadores de valor, não vai ser mantendo a base a e técnico Mozart que vamos conseguir algo no Brasileirão e na copa do Brasil. Minha sugestão tragam um nome forte com pulso para mandar no vestiário, eu teria fechado com o Jorginho pois ele mostrou ter esse perfil."

    Jarbas R. | 15/12, 09h45 | Móvel

  • "O Coritiba repete a receita do fracasso. Percebam...
    Começa o ano com discurso de saneamento financeiro, contratações pontuais ( geralmente vem os refugos, os bixados e ABERRAÇÕES tipo aquele atacante que não fazia gol a mais de 3 anos).
    Daí trazem um técnico APOSTA, que provavelmente cairá na eliminação da copa do brasil pra um Ituano da vida.
    Lá por meados de setembro, com o time rachado e enterrado na ZR do BR, eles querem gastar desesperadamente e o clube caí pra série b endividado por causa da falta de planejamento e empreendedorismo."

    C. Lima | 13/12 | Móvel

  • "Concordo, não sou defensor desse presidente também, porém, está com as contas em dia e pagando certas dívidas, isso os dois presidentes anteriores com muito mais dinheiro não fizeram, então seria legal ele se afastar do comando do futebol e cuidar das financias do clube apenas, talvez pra isso ele sirva e seja muito bom.
    Sim todos la precisam de muita humildade agora, reconhecer e não repetir velhos erros.
    E por favor, mirem alto para caso algo saia errado ficarmos pelo meio da tabela ou para cima.
    Copa do Brasil ir longe também, fazer mais grana."

    Mario E. J. | 12/12, 01h18

  • Ver todos os comentários (74)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Paranaense 2020

A.Paranaense 6
Londrina 6
Paraná 4
Coritiba 4
FC Cascavel 3
Cianorte 3
Operário 3
Rio Branco 2
Toledo 1
10º União 1
11º PSTC 0
12º Cascavel 0

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 327 pts.
andre a. 313 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 309 pts.
Rui Valente 304 pts.
Leandro R. 295 pts.
Marcelo luczyszyn 294 pts.
Waldir Laska 291 pts.
Leonel Schunig 290 pts.
Ricardo Honorio 287 pts.
10º Marcelo G. 280 pts.
11º Luiz C. 277 pts.
12º Jose R. 274 pts.
13º alessandro k. 271 pts.
14º Hedy G. 270 pts.
15º Rodrigo P. 268 pts.
16º Juarez Mocelin 267 pts.
17º Marcio Cardozo 267 pts.
18º Mauro S. 264 pts.
19º Ido M. F. 263 pts.
20º Julio C. R. 259 pts.
21º Tiago L. 259 pts.
22º Carlos N. 258 pts.
23º Vitor Guedes 258 pts.
24º Valdir T. 257 pts.
25º Alysson Delalibera 256 pts.
26º Job Grassi 256 pts.
27º João L. 255 pts.
28º Walber Gonçalves de Queiroz 254 pts.
29º Gelson Roberto M. 254 pts.
30º Robson R. 253 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

TV COXAnautas

O que esperar para 2020

Nesta terceira parte do programa falamos sobre o que esperar para este ano com as contratações feitas até agora.

Clique para assistir

Barroca e Carências

Falamos sobre o novo treinador do Coritiba e as carências do elenco de 2020 até agora.

Clique para assistir

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet