Bola de Couro
A semana foi cheia e positiva para o Coritiba.
De um lado a boa, necessária e urgente vitória contra o Goiás, quando o time se mostrou outro, inclusive no aspecto anímico.
Vitória que trouxe alguma euforia para os torcedores, como vi nas redes sociais, sentimento que até reconheço natural, depois de tanto sofrimento, mas que deve ser exercido com cautela. O time não se tornou excelente de uma hora para outra, isso é impossível, e muito ainda tem que ser feito. Teremos que esperar ainda uns dois ou três jogos para firmar convicção com o time para sentir se finalmente sairemos da condição de coadjuvantes do campeonato.
De reconhecer a atuação do treinador interino – por enquanto – que de modo sereno voltou a fazer o time jogar com quatro zagueiros e soube escalar, na maioria, os melhores que compõem o elenco ao lado dos menos piores. Manteve a linha de volantes com os melhores nomes, Bianqui e Andrey, foi ousado na escalação do menino Diogo Batista – que também se saiu bem – e mesmo com duas peças quase nulas no ataque – Zé Roberto e Robson – conseguiu a vitória. Confesso que só fiquei um pouco temeroso quando ele fez entrar o Henrique e o jogo se aproximava do final, período das partidas em que costumávamos tomar a maioria das viradas e com falhas repetidas do nosso veterano zagueiro.
Mas, enfim, vimos luz no final do túnel e vamos ser otimistas, mas com os pés no chão.
Fora de campo também o Coritiba trouxe boas notícias, desde o afastamento dos fraquíssimos Zé Roberto e Marcos Vinícius, até a contratação do Edu que, ainda que não lembre do seu sucesso no ano passado, deve ser bem melhor do que o suposto atacante que dispensamos. Contratado também um novo gerente de futebol, Guilherme de Souza, a quem desejamos boa sorte. E é aventada, enquanto escrevo essas linhas, a contratação do Paulo Autuori como coordenador técnico. Autuori tem uma carreira vitoriosa e exemplar, bastando citar a conquista da Copa Libertadores e o Mundial de clube pelo São Paulo como treinador. Se o negócio se concretizar será um grande passo à frente.
São sinais claros de que as coisas poderão melhorar no Coritiba. Vamos mais uma vez expressar confiança de que tenham sido decisões acertadas, e que outras venham pois o time tem que ser muito qualificado ainda.
Confiança, com serenidade e realismo sem euforia, repito.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)