Bola de Couro
Vendo as notícias sobre a venda da SAF do Cruzeiro para um empresário de Belo Horizonte, e aos poucos sentindo que a nossa mudança de regime não tem frutificado e nem traz as perspectivas que esperávamos, fiz algumas ponderações.
A primeira se refere ao fato de que a SAF é um bom negócio para quem a controla, haja vista que o Ronaldo comprou a do Cruzeiro por prometidos 400 milhões de reais em dezembro de 2021 e em menos de três anos a vendeu por 600 milhões. Na verdade desembolsou 50 milhões, tendo um lucro de 550 milhões (veja aqui) Os valores se mostram menores do que os prometidos para a nossa SAF, mas isso se justifica porque o Cruzeiro não tem estádio e no nosso negócio entrou o valiosíssimo Couto Pereira.
Depois é importante saber que o adquirente, o empresário Pedro Lourenço, é torcedor e conselheiro do Cruzeiro.
Daí ocorreu-me pensar que a nossa SAF estaria em melhores mãos se pertencesse a torcedores do Coritiba.
Uma passada de olhos nos nomes que integram o Conselho Deliberativo do Coritiba, (não vou citar ninguém para não causar nenhum constrangimento), mostra que temos empresários bem-sucedidos que, se se arregimentarem e se unirem poderiam adquirir a SAF atual, dita como dos paulistas, fazendo com que o clube efetivamente cresça e que eles tenham lucro. Certamente não o fariam só por idealismo, mas conhecendo o potencial do Coritiba não tenho dúvida de que para eles seria um bom negócio. Ou alguém acredita que o Pedro Lourenço está colocando 600 milhões no Cruzeiro só por amor ao clube?
Estou tentando abrir a discussão, por enquanto de forma um tanto singela, a qual pode ser enriquecida pelos amigos leitores e confrades cronistas. Quem sabe levando a ideia para ser gestada por quem tem liderança e porte para estudar um negócio desse vulto?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)