COXAnautas - Coritiba Eternamente

11/03, 13h32 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Correção de rumos da direção. Uma necessidade.

Escrevo antes do jogo, pois seja qual for o seu resultado não irá mudar a intenção do que quero dizer.

Muito se tem dito sobre o caminho equivocado que a nova diretoria do Coritiba está tomando. Montou um time fraco, integrado por jovens que ainda poderão brilhar, mas precisam de experiência, e ao lado deles manteve veteranos devolvidos por outros clubes e mais alguns contratados cujo passado e o que mostraram em um jogo que deveria ser fácil não os recomenda. Na escolha deles, um profissional com currículo pobre e pelo que mostrou até agora de poucas luzes.

A cada fracasso os associados recebem uma nota da direção dizendo que a prioridade é a Copa do Brasil – até quando? – e reiterando a velha catilinária de que encontraram o clube em situação quase falimentar e assumiram o compromisso de encontrar equilíbrio financeiro.

Vejo em vários comentários aqui e nas redes sociais, propostas para que a diretoria renuncie e sejam convocadas novas eleições.

Não é esta a solução.

Quem me lê, e a outros, talvez não possa imaginar o quanto tem sido dolorido bater na mesma tecla há alguns anos – com alguns períodos de oásis aqui e ali – para apontar erros e fracassos.

Eu gostaria de escrever sempre, ou no mais das vezes, elogiando a administração e o sucesso do clube. Quem não gostaria? Ou alguém pode afirmar que o torcedor prefere a crítica pela derrota à alegria pelo sucesso? Claro que não.

Por isso amigos, devemos afastar essa ideia de renúncia coletiva. Isso não acontecerá e teremos que conviver com a atual direção até 2020.

O que devemos fazer não é “prestigiar” a direção como seus membros às vezes pedem, mas sim apontar erros e soluções para que haja uma correção efetiva de rumos. Do contrário, a prosseguirem as coisas como estão, é muito difícil prever outro futuro para o Coritiba que não o de cada vez maior declínio.

Se alguém da direção puder me ouvir*, desde já aponto duas medidas que penso poderiam auxiliar na recuperação do clube e da própria gestão.

A primeira é pedir para que não fiquem insistindo que o fracasso se justificaria pela má situação financeira. Toda a torcida sabe disso e está cansada de ler e ouvir a lamúria. A gestão anterior bateu muito nessa tecla e de nada adiantou. Sem dúvida a situação é difícil e contenção de despesas é necessária. Mas a recuperação não virá se se ficar só nisso. Há que investir no futebol, pois sem sucesso no campo as arrecadações cairão cada vez mais. Menos público nos jogos, torcedores deixando de ser associados, menor patrocínio e, se não voltarmos à série A, redução substancial da quota de TV, a maior receita. É uma equação que vale para toda atividade econômica. Contenção de gastos aliada a resultados.

E a outra é procurar mudar os nomes de quem busca jogadores no mercado. O que aconteceu até agora neste ano é desanimador. Contratações de jogadores com passado inexpressivo, sem potencial, entre eles um atacante que há mais de dois anos não sabe o que é fazer um gol. Precisamos de alguém que conduza esta área que tenha um currículo bom, por mínimo que seja para caber no nosso orçamento, com resultados positivos em outros clubes. Errar uma ou outra vez é aceitável, mas errar em todas não se pode admitir. Não acredito que haja má-fé ou interesses não revelados nas contratações, mas sim muita incompetência. Ah, e contratar através de impessoal e frio software, o Unifc, sem dúvida é prática cômoda de quem não conhece futebol e que deve concorrer para os erros.

Já ocupei demais o espaço adequado para uma coluna e voltarei, certamente enriquecido pelos comentários dos amigos.

* Integrantes das duas últimas diretorias facultaram para mim os seus telefones de modo que sempre mandei para eles minhas colunas via WhatsApp, mesmo quando fazia críticas duras – sempre respeitosas e impessoais. De modo altivo sempre receberam, mesmo discordando, e às vezes responderam dando esclarecimentos. Com o atual presidente não tenho este contato. Mandava meus textos pelo Messenger, mas ele deve ter saído do sistema pois não mais consigo.

Debate

  • "Pra estar no time titular
    Goleiro - Wilson
    Lat. Dir. - Precisa contratar
    Zagueiros - Precisa Contratar
    Lat. Esquerdo - Precisa Contratar
    Volantes - Julio Rusch e Vitor Carvalho
    Meias - Precisa Contratar
    Atacantes - Kleber - e a outra vaga entre Alecsandro, Alvarenga, Pablo, ou Iago, (se tiver os meias talvez haja jogadas armadas)

    Mas tem que sair desse plano de jogo (que plano?). Não existe uma jogada armada, nenhuma sequer."

    Gerson Lima | 15/03, 09h10

  • "Rauen, depois da entrevista do presidente ontem, tenho certeza que ele nunca vai renunciar! Aliás , está tudo dentro do planejamento, o time está jogando bem, Forner é um bom técnico e nosso time é competitivo, o Augusto contratou bem, já temos padrão tático e outras besteiras mais! Este cara só pode ser atleticano, pois está afastando a torcida do estádio !"

    andre a. | 15/03, 07h52 | Móvel

  • "Verdade Rauen. Todo planejamento, por mais 'bem feito" que possa ser, e em qualquer lugar ou área, tem que ser flexível. Se os fatores de desempenho não estão favoráveis, o planejamento precisa ser ajustado.

    Tanto no planejamento estratégico da diretoria do Coritiba, como no tático da comissão técnica, em especial esses dois, precisam de ajustes. As primeiras impressões me foram boas, mas o time não evoluiu para um plano de jogo consistente. Aliás, nos tornamos um time sem proposta de jogo. Não acho que é uma proposta defensiva. Joga-se atrás por não se saber o que fazer com a bola. Isso é o papel do técnico e da comissão."

    Gerson Lima | 14/03, 11h50

    • "O presidente acha que o Forner está fazendo um bom trabalho, nosso time é competitivo e está tudo dentro do planejamento! Aplauda isto!"

      andre a. | 15/03, 07h43 | Móvel

  • "Acredito que alguns dos jogadores do time A, que são da base, terão futuro, precisamos sem dúvidas de várias contratações para a disputa da série B, que sejam pontuais, totalmente diferentes do que foi feito até agora nesse ano. Agora, esse time que jogou ontem, coloco minha mão no fogo, ninguém ouvirá falar em nenhum destes perebas no futuro, em algum time grande, é uma geração perdida. Não concordo também em poupar jogadores, até porque a média de idade do time A é bem baixa, poupar jogadores de 22, 23 anos por causa de 2 meses... Parem, para passar vergonha com esse timeco horrível que jogou ontem ?
    Estão poupando os jogadores porque perderam do goiás, em um dos jogos mais sofríveis da história do Coritiba, o Coxa foi claramente disposto a buscar um empate sem gols lá, CULPA DA COMISSÃO TÉCNICA AMADORA, querendo se beneficiar pelo novo regulamento da copa do Brasil.
    E é uma burrice. O segundo turno está mais fácil, bastava o Coxa ganhar o segundo turno e já ser campeão estadual.
    Do jeito que a coisa anda, é bem provável levarmos uma surra na final, seja contra quem for."

    C. Ramos F. | 12/03, 10h52

  • Ver todos os comentários (26)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 71
CSA 62
Avaí 61
Goiás 60
Ponte Preta 60
Atlético-GO 59
Vila Nova 57
Londrina 55
Guarani 54
10º Coritiba 52
11º Brasil de Pelotas 50
12º CRB 48
13º São Bento 47
14º Criciúma 47
15º Figueirense 46
16º Oeste 46
17º Paysandu 43
18º Sampaio Corrêa 38
19º Juventude 35
20º Boa Esporte 30

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 269 pts.
Cristian C. 262 pts.
Ademir Carlos p. 260 pts.
Lucas G. 256 pts.
José A. Lima 253 pts.
Sanderson 252 pts.
Aramis Vieira 252 pts.
William Richard R. 251 pts.
Luiza O. 250 pts.
10º Rupson F. 249 pts.
11º E. DE S. L. 248 pts.
12º Luiz Rodriguez 246 pts.
13º Johney S. 244 pts.
Leandro R. 244 pts.
15º Ricardo T. 243 pts.
16º O. Yossafat 242 pts.
17º Claudio S. 239 pts.
18º Fernando Taschetto 237 pts.
19º André Abreu Dittrich 237 pts.
20º CARLOS AUGUSTO B. 236 pts.
21º Hedy G. 235 pts.
22º Marcos José Kuff 235 pts.
23º M. Castilho 235 pts.
24º André R. 233 pts.
25º Amilton Cesar 233 pts.
26º Bruno H. 232 pts.
27º Mauro S. 231 pts.
28º j. miranda 231 pts.
29º jorge luiz lopes 231 pts.
30º Luis Henrique R. 230 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Sócio melhor colocado hoje:
1º Leandro R.
(o melhor sócio ganhará uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet