COXAnautas - Coritiba Eternamente

17/08, 11h43 | Bola de Couro | Felipe Rauen

E quando setembro vier?

Estamos usufruindo uma pequena lua de mel com o nosso clube em razão da reabilitação ocorrida desde o mês passado, quando entramos e estamos nos mantendo no grupo que, se o campeonato encerasse hoje, estaria de volta na primeira divisão.

A equipe evoluiu muito, especialmente a partir da entrada do Mateus Sales que deu à zaga a segurança que o Vítor Carvalho dificilmente dava, assim como pelo encontro da melhor posição em campo do Juan Alano. Além disso, finalmente se observam jogadas que parecem organizadas e previamente trabalhadas.

A torcida voltou a encher o estádio, claro que muito em razão dos preços baixos dos ingressos, mas o que importa é que voltou e tem sido fator decisivo nos jogos em casa.

Temos, pois, motivos para otimismo para esperar, desta vez com alguma base, que poderemos retornar ao primeiro escalão do futebol brasileiro de onde espero nunca mais saiamos.

Então, a questão que vou lançar a seguir nada tem com pessimismo, mas é muito importante para saber se o sucesso em campo se manterá.

É que em maio último foi noticiado que em reunião com o Conselho Fiscal a direção do clube mostrou as preocupações que tinha com as receitas do clube, afirmando que só “teria saúde financeira para bancar as suas despesas por mais três meses” (relembre aqui), ao tempo em que registrava que fora formada uma comissão para buscar novos recursos para o clube.

Bem, os três meses estão se esgotando, e nesse interregno não se soube de nenhuma boa negociação ou patrocínio importante que gerasse ingresso de receita. A estratégia de marketing quanto ao preço dos ingressos foi uma boa decisão para levar o torcedor de volta ao estádio e poderá gerar novos associados e aumento na venda de produtos oficiais, mas isso a médio ou longo prazo, e de qualquer modo talvez insuficiente, por si só, para o equilíbrio da relação receita/despesa.

Soube que na semana que finda houve movimentação de dirigente buscando socorro perante coritibanos que não estão na direção, mas talvez a ela queiram ingressar na próxima gestão. Não sei se a investida foi bem-sucedida, mas o dado, somado ao que antes expus, pode preocupar. Se a partir do próximo mês não for possível manter a folha salaria em dia, será que isso não se refletirá na produção da equipe, sabido que é que há muito tempo a maioria dos jogadores de futebol não tem amor ao clube suficiente que permita esperar que jogue sem o dinheiro no bolso?


Para que a torcida sinta que a esperança reacendida se manterá e que o sucesso permitirá ao coritibano enxergar longe e por isso voltar a se associar, seria muito importante que a direção venha a público trazer a realidade, ou seja, se a dificuldade anunciada em maio permanece ou se foi atenuada. Até porque, se houver transparência e a equipe continuar no bom caminho, certamente parte da torcida saberá “perdoar” – esquecer acho que não - os erros da gestão e voltar a colaborar financeiramente com o clube.

Aguardemos setembro.

Debate

  • "Eu não acho a matéria impertinente. Na verdade, todos nós deveriamos nos preocupar com as finanças do clube. Eu mesmo a muito não sou mais sócio, mas nos últimos jogos tenho ido, com minha esposa e filha e pagando o ingresso na social. Pretendo continuar por todo o "setembro negro" e até o final da série B. Penso como uma pequena forma de ajudar, tanto na renda quanto na torcida."

    Murilo Haddad Dantas | 20/08, 13h02

  • "Com o fechamento do contrato dessas empresas do agronegócio (Guerra e Limber Software), teremos 5 jogos com patrocínio garantido, o que deve fechar os pagamentos até o início de Outubro.

    Além disso, a melhora na campanha trará mais visibilidade da marca, sócios e perspectivas de novos negócios para o resto do ano também. E temos também o fator do uso do estádio para shows, o que ajuda no fechamento das contas.

    Bem, parece que a diretoria vai aprendendo aos poucos um modo de gerenciar o clube, mesmo eu não concordando totalmente com esse tipo de gestão tapa buracos. Mas é uma forma que dá mais certo do que partir para o endividadmento, que foi feito por gestões passadas.

    Se tudo der certo, o clube fechará o ano sem grandes passivos, tendo cumprido com sua promessa de honrar com os pagamentos e, o mais importante, com um orçamento bem mais gordo para a primeira divisão.

    Mas tudo isso está no campo das expectativas, já que a diretoria ainda não trouxe números mais precisos até o momento. Além disso, o histórico de trabalho dessa diretoria não nos permite alçar sonhos muito altos."

    Carlos Maia J. | 20/08, 08h39

  • "Rauen, eis que o Coritiba anuncia patrocínio para Setembro. Coxa fecha patrocínio com Grupo Guerra e Limber Software, fonte do site.

    E seguimos contando moedas par fechar as contas, ai dar pra mais um mas como bom brasileiro mês, pelo menos.

    Deus ilumine nosso Coxa."

    Gerson Lima | 19/08, 23h11

  • "Eu, particularmente tenho muito medo do mes de setembro para o Coritiba. Foi criado até o tal do "Setembro Negro" com referência ao fato do time cair de produção e jogar pelo ralo boas campanhas, sofrendo muito depois para recuperá-las e as vezes, não conseguindo.
    Espero estar queimando minha língua e que setembro venha no mesmo embalo de vitórias que nos embalaram nas últimas semanas..."

    A. Iensen | 19/08, 10h57

  • "No quesito receitas eu tenho insistido muito na Timemania. O clube ocupa a vergonhosa 24º posição , atrás de times como ABC, Treze e Avaí. Para receber uma parcela maior de dinheiro precisamos fechar o ano entre os 20 melhores. É um dinheiro que entra de graça nos cofres do clube, na minha última estimativa estávamos perdendo mais de 1 milhão por ano. O clube não se mostrou interessado nisso até agora, então a torcida poderia fazer o seu papel nisso também. Se cada torcedor fizesse uma aposta por semana, míseros R$ 2,00 estaríamos entre os primeiros colocados no ranking."

    walter s. | 19/08, 09h18

  • Ver todos os comentários (28)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 42
Atlético-GO 38
Sport 38
Botafogo-SP 35
Operário 35
Coritiba 34
CRB 33
Paraná 33
Cuiabá 32
10º Ponte Preta 31
11º América-MG 29
12º Londrina 28
13º Brasil de Pelotas 28
14º Oeste 26
15º Vitória 24
16º Vila Nova 24
17º São Bento 23
18º Criciúma 23
19º Guarani 22
20º Figueirense 22

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

andre a. 180 pts.
Rupson F. 178 pts.
Leandro R. 174 pts.
Wellingtton Wellingtton 173 pts.
Leonel S. 171 pts.
Marcelo Carneiro 171 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 166 pts.
Marcelo luczyszyn 165 pts.
Rui Valente 165 pts.
10º Ricardo Honorio 162 pts.
11º Julio C. R. 161 pts.
12º Ido M. F. 161 pts.
13º Hedy G. 160 pts.
14º Juarez Mocelin 158 pts.
15º Marcelo G. 157 pts.
16º Alysson Delalibera 157 pts.
Rodrigo P. 157 pts.
18º Jose R. 156 pts.
19º Job Grassi 155 pts.
20º L. Comeli 155 pts.
21º Valdir T. 154 pts.
22º Robson R. 153 pts.
Admir Rosa 153 pts.
24º Gilmar Francisco das Chagas 153 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 152 pts.
26º Aramis Vieira 150 pts.
27º L. G. Coltro 150 pts.
28º Vitor Guedes 150 pts.
29º Walber Gonçalves de Queiroz 149 pts.
30º Mauro S. 148 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º andre a.
2º Rupson F.
3º Leandro R.
4º Wellingtton Wellingtton
5º Leonel S.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet