Bola de Couro
Vencer por 5 x 0 é fato que não autoriza qualquer dúvida sobre a justiça do resultado. Ainda que o Paraná Clube esteja alquebrado, quase moribundo, e ainda que o clássico não tenha mais a força e o romantismo de antes, é um resultado marcante e que deve entusiasmar o mais pessimista dos torcedores.
Depois de um primeiro tempo entre sofrível e razoável o time do Coritiba cresceu e apareceu na segunda etapa, e mostrou que não fica satisfeito quando o resultado lhe é favorável, pois continua a perseguir o gol, tanto que foi alcançar mais um aos 44 minutos.
O time todo foi bem, ainda que com atuações individuais desiguais.
Destaco duas primorosas defesas do Wilson. Aqui um parêntese para quem não viu o jogo: o Paraná Clube foi amplamente dominado e batido, mas teve alguns bons momentos obrigando a atuação do Wilson, o que só valoriza o nosso resultado.
De destacar ainda as atuações dos dois zagueiros, Wellington Carvalho e Luciano Castan, e ainda do Val, Rafinha e Cerutti, em especial na segunda etapa. Os alas foram bem, mas o Romário escapou por pouco de ser expulso quando teve um incontrolável acesso de indisciplina. Os Matheus, Sales e Bueno não comprometeram, mas não estão à altura de um time que almeja horizontes mais amplos. Léo Gamalho, se desta vez não fez gol, foi muito importante.
Enfim, um excelente resultado.
Mas agora justifico o título da coluna. É esse time suficiente para ter sucesso na conquista do título estadual e, o que é mais importante, na busca do acesso à série A do campeonato nacional?
Penso que não, temos carências. Se o jovem goleiro Marcão não confirmar estar à altura, teremos que contratar outro com urgência. Precisamos de mais um zagueiro e mais um armador (busca que reconheço difícil, pois é posição onde poucos se destacam) que possa fazer o papel igual ao do Rafinha, que não poderá estar em todos os jogos. E ainda precisamos de um ou dois atacantes de ofício, pois além do Léo Gamalho temos somente o Pablo Thomaz, que até hoje não se firmou, e o vetusto Ricardo Oliveira.
De qualquer modo, o que se vê é que o clube está palmilhando um bom caminho. Não será do dia para a noite que teremos um excelente time, mas a amostra até agora permite algum entusiasmo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)