COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

13/02, 12h37 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Eu me odeio!

Os menos jovens devem lembrar de um personagem do Jô Soares no programa “Viva o Gordo” na TV nos anos 1980/1990, o Alvarenga.

Ele era encontrado se supliciando, ora colocando a mão na rede elétrica para tomar choques, ora colocando alfinetes por baixo da unha, enfim, causando sofrimento e si próprio. Quando um amigo perguntava a razão daquilo, ele respondia mostrando uma desilusão e a razão da autopunição. Por exemplo.

- Sabe quando disseram que as fraudes no INSS nunca mais aconteceriam? Eu acreditei! Eu me odeio! Tenho que sofrer.

Pois é o sentimento de que fui tomado ontem após mais um vexaminoso fracasso do nosso Coritiba, lembrando que no meu último texto eu tinha tecido louvores ao time e manifestado esperança de que novos tempos se anunciavam.

Como dizia o Jô Soares, eu acreditei. Eu me odeio.

Só não me puno fisicamente como o personagem em razão de a dor da humilhação ser mais forte do que qualquer outra física.

A psicanálise talvez explique a minha postura pelo desejo inconsciente de me iludir, de não ver a realidade por desejar outra melhor. De tanto sofrer nos últimos anos agi como o doente terminal que credita em curas milagrosas.

O que dizer de um time que como um todo joga mal e perde para um adversário da série D, que nos deu uma lição de vontade, atuação individual e tática? Como analisar um lateral direito que nem na corrida vence o adversário? E um pseudo jogador que, à frente da área adversária chuta para fora pela lateral? De jogadores que, mesmo não acossados pelos adversários não acertam passes? E de um Robson, limitado tecnicamente que ontem nem mesmo foi o esforçado que costuma ser? E do nosso avante criador de casos fora de campo – ontem se envolveu em mais um ao final do jogo – que cobra um pênalti que poderia ter sido decisivo correndo para a bola saltitante como uma bailarina ou um cervo na campina? Paro por aqui.

E eu, tolo, querendo me iludir, acreditei nesse time que nos últimos anos só dá vexame na Copa do Brasil. Eu me odeio, mereço sofrer pela minha falsa crença e teimosia.

Debate

  • "O duro é ter que ouvir o Mateus Sales após a derrota diante do "grande" Manaus dizendo que o Coxa enfrentou uma equipe um pouco menor....Cada jogador que estiver no Coritiba tem que no mínimo receber uma cartilha sobre a história do clube pra ter noção da grandeza da instituição, pra daí entrar em campo com mais responsabilidade...Garanto que lá nos poodles é assim e o próprio técnico Tiago Nunes falou que estudou a história do Corinthians antes de assumir o comando da equipe..."

    Antonio A. | 18/02, 17h31

  • "Um Clube sem LIDERANÇA no alto escalão é isso que estamos vendo. Podem falar o que quiser do V.R.A., por exemplo. Mas este se comportava como líder e o time traduzia seus jogos decisivos com personalidade. O time espelha o que tem acima. O Coritiba naqueles anos de Copa do Brasil, passava destas fases iniciais com certa tranquilidade. Em 2011, 2012 foi a final e em 2014 abriu um 3 a 0 no Flamengo, no Couto Pereira pra passar de fase... Daí vieram 2 penalidades "mandraques" no Maracanã, a agressão ao ALEX que terminou em gol e as penalidades infelizes... E hoje???? Esse é o espelho do seu CHEFE DENTRO DE CAMPO. Por isso, "O CORITIBA VELHO DE GUERRA" não está voltando. Não TEM UM CACIQUE. E sem pessoas que mostrem LIDERANÇA NOS OLHOS, é isso que vai acontecer... Um TIME DE FROUXOS..."

    Mauricio D. | 18/02, 15h59

  • "Eu me odeio por ser torcedor desse "pseudo" time."

    Elton | 17/02, 09h34

  • "Nosso objetivo ou ilusão é a 16° colocação.
    Nossa realidade será - a depender de SamirPsol e CIA - o rebaixamento com algumas rodadas de antecedência."

    C. Lima | 16/02, 11h43 | Móvel

  • "Vc foi bondoso em afirmar que esse time dá vexame na Copa do Brasil.
    Esqueceu de falar também dos vexames no estadual e no Campeonato Brasileiro.
    Só nos dá vergonha!!!"

    Luiz Thomé | 15/02, 17h03

  • Ver todos os comentários (59)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 21
Internacional 20
São Paulo 18
Palmeiras 18
Vasco 17
Flamengo 17
Santos 16
Fortaleza 15
Fluminense 14
10º Sport 14
11º Ceará 13
12º Grêmio 13
13º Corinthians 12
14º Atlético-GO 12
15º A.Paranaense 11
16º Coritiba 11
17º Bragantino 10
18º Botafogo 10
19º Bahia 9
20º Goiás 8

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 95 pts.
CARLOS CARLOS 91 pts.
Valdir T. 86 pts.
Eden Leão 86 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 83 pts.
Jayme G. 83 pts.
Anderson85 Anderson85 81 pts.
Bruno O. 81 pts.
Antonio Picoli 81 pts.
10º Ricardo Guiraud 80 pts.
11º Selma R. 79 pts.
12º Valdir 78 pts.
13º A. B. 75 pts.
14º marcos j. 75 pts.
j. miranda 75 pts.
16º Luiza Emanuela Oliveira 75 pts.
17º cleverson k. 74 pts.
18º O. Yossafat 74 pts.
19º Rafael F. 74 pts.
20º D. Fabian A. 73 pts.
21º Álvaro M. 73 pts.
22º Vitor Guedes 72 pts.
23º Evaldo Maciel 71 pts.
24º Jobson Emanoel 71 pts.
Marcos Kuff 71 pts.
Aldo Nunes 71 pts.
27º Rafael Minoli 71 pts.
28º Marcelo S. 70 pts.
29º Tiago Z. 70 pts.
Johnny F. 70 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet