COXAnautas - Coritiba Eternamente

01/02, 13h18 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Fascismo e redução da maioridade penal.

Ganhamos o atletiba, nada melhor no futebol do que vencer ao principal rival e ainda na casa dele. Não importa se o adversário jogou com time alternativo, isso é assunto deles. Se não quiseram comparar o time que dizem ser o titular com o nosso, talvez tenha sido pelo temor do risco de sofrer um abalo muito grande caso derrotado pelo limitado time do Coritiba.

Tivemos alguns destaques, tais como a boa apresentação do Alan Costa, que depois de um inferno astral no ano passado, decorrente do “elástico” que levou na linha da pequena área, aos poucos vem mostrando segurança e bravura. Sávio vem confirmando as boas apresentações e o Giovani parece que tomará conta da armação do time. A apresentação do Sabino foi boa, vamos aguardar mais alguns jogos para firmar convicção. Talvez, se não fosse a tolice do João Vítor, ainda na metade da primeira etapa, o placar fosse maior ou pelo menos não sofreríamos a pressão da segunda parte do final do jogo.

Então vamos mais uma vez nos alegrar por vencer o rival. Mas muita cautela, amigos. O time não está bem ainda, dependemos da confirmação da qualidade de algumas reposições, e continuamos com o mesmo treinador com histórico ruim e que não desperta confiança. A direção tem que ter os pés no chão e saber que muito ainda tem que ser feito.

Sobre o imbróglio envolvendo a participação da nossa torcida no jogo, duas observações.

Em que pese o autoritarismo do dono do rival e a frouxidão do TJD, ao contrário do que muitos pensam tenho que a atitude de colocar inscrições na camisa foi infantil. A direção lutou para garantir o acesso da nossa torcida até onde pôde, há que se reconhecer, e não obteve êxito talvez em razão de que o Coritiba não é mais muito respeitado, mas agir como criança em bate-boca não nos dignificou.

Quanto a qualificar a atitude do rival como igual à prática fascista, a comparação é pertinente. Mas o presidente tem que ficar atento para o fato de que a prática poderia ser apontada também como comunista,ambas ideologias totalitárias, e é melhor não misturar futebol com pensamentos políticos. Espero que a atitude não tenha sido inspirada em manobra diversionista, a exemplo do que usaram e usam alguns governantes que direcionam o povo para um inimigo externo de modo que esqueçam temporariamente os graves problemas que enfrentam. Exemplo histórico foi a atitude do presidente Galtieri, da Argentina, que em 1982, diante de inflação descontrolada e caos social, decidiu declarar guerra à Inglaterra invadindo as ilhas Malvinas – ou Falklands – o que por algum tempo uniu o povo em face do inimigo externo, fazendo com que esquecesse os problemas, mas resultou em desastrada derrota.

Por fim, e para justificar o segundo título da coluna, comenta-se que o rival estaria apoiando reforma constitucional para diminuir a maioridade penal. Afinal, foram vítimas de um menor de 17 anos de idade no clássico.

Debate

  • "No fim das cotas não ajuda muito o uso equivocado de termos como "autoritarismo", "fascismo". "totalitarismo" e "comunismo". O último então, tratado sem nenhum rigor. Em dias de "rinocerontes" no poder, manter o conhecimento é só o que nos salva.
    Quanto ao futebol, a vitória foi nada mais que bater em bêbado, a única emoção sentida foi o medo de ouvir piadas por ter apanhado do ébrio. Daqui a pouco, eles estarão jogando novamente a libertadores e eu estarei com medo de perder do URT.
    Fazendo nova citação, "estou esperando um renascimento do espanto", quem sabe que maravilhas poderão aparecer por aqui na semana de início do brasileirão, mas acho que...
    Teremos um time? No momento um certo, 3 talvez, e o resto nem pensar."

    Wilson de Souza | 06/02, 03h34

  • "Belíssima coluna! Simplesmente muito boa. Li duas vezes."

    Ezequiel B. | 01/02, 22h52 | Móvel

  • "Com certeza. (1) a camiseta foi uma provocação idiota (diferente de outras do passado) e que só mostra a incompetência e infantilidade do atual mandatário do Coritiba. (2) Hoje em dia usa-se o termo "fascista" para alguém que discorda das opiniões da turma do lacre - ou Resistência. (3) Tem que diminuir mesmo a maioridade penal. Se a esquerda diz que um garoto de 12 anos tem maturidade suficiente para se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo, então também tem idade para responder criminalmente pelos seus atos."

    Emerson Faria | 01/02, 21h29

    • "Esperar o que de um PIÁ DE BOSTA!"

      Gerson Oliveira | 02/02, 07h02 | Móvel

    • "Sério o 3, Emerson? Não vi isso, me manda o material que defende isso."

      Alysson A. | 02/02, 08h30 | Móvel

    • "https://www.jmnoticia.com.br/2017/11/07/pl-de-mudanca-de-sexo-em-criancas-sem-autorizacao-dos-pais-pode-ser-votado-em-urgencia/"

      Emerson Faria | 03/02, 15h32

  • Ver todos os comentários (26)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 20
Ponte Preta 19
Paraná 19
Atlético-GO 18
Londrina 17
Figueirense 17
Sport 17
Botafogo-SP 16
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Brasil de Pelotas 12
12º Cuiabá 12
13º Criciúma 12
14º Oeste 12
15º Operário 10
16º Vila Nova 10
17º São Bento 8
18º Vitória 7
19º Guarani 5
20º América-MG 5

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 92 pts.
Ido M. F. 86 pts.
Hedy G. 85 pts.
Leandro R. 84 pts.
Antonio Alvaredo Filho 83 pts.
Wellingtton Wellingtton 81 pts.
Leonel S. 80 pts.
Dorvalino J. 79 pts.
Luis Henrique R. 78 pts.
10º Sanderson 77 pts.
Alysson Delalibera 77 pts.
12º Valdir T. 77 pts.
13º João L. 76 pts.
14º Vinicios A. 76 pts.
15º Jose R. 75 pts.
16º Aramis Vieira 75 pts.
L. Comeli 75 pts.
18º C. Nunes 74 pts.
19º Juarez Mocelin 74 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 74 pts.
21º Jobson Emanoel 73 pts.
22º Rodrigo P. 73 pts.
23º Robson R. 72 pts.
24º andre a. 72 pts.
25º Valdir 71 pts.
26º Johney S. 71 pts.
27º Andre T. 71 pts.
Julio C. R. 71 pts.
Jose Carlos R. 71 pts.
30º Daniel G. 71 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Antonio Alvaredo Filho

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet