COXAnautas - Coritiba Eternamente

20/06, 16h15 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Lembranças III

Passei a usar temporariamente este espaço para postar lembranças da história do Coritiba em face de ser um momento em que, em razão da paralisação do campeonato, o clube não dá ensejo para análises do time. A não ser se eu fosse repetir e repetir ad nauseam o que tem sido dito aqui, por mim ou colegas de espaço e comentaristas.

Além do mais, tenho um acervo de fotos que talvez poucos tenham, e achei interessante compartilhá-las com os amigos até que o campeonato volte e seja possível falar do time do Coritiba.

Alguns poucos não compreenderam, afirmando que eu estaria deixando de lado o presente e de que pouco ou nada adiantaria tratar da história e sim do futuro do clube. Houve até quem fosse deselegante, mas tal tipo de conduta mais atinge ao autor da aleivosia do que aquele a quem é dirigida.

O objetivo dessas postagens, repito, não visa esquecer o presente em nome do passado, mas sim reconhecer o quanto glorioso foi o nosso clube, o que também é um modo de motivar e aspirar que aqueles tempos voltem. Quem não cultua e respeita o seu passado pouco faz por merecer um futuro melhor.
.
Mas vamos lá, dentro das lembranças.

O Coritiba foi honrado com convite para participar do jogo inaugural do Estádio Pacaembu, contra o Palmeiras, em 1940. Perdeu por 6 x 2, mas foi um jogador seu, Zequinha, emprestado pelo Ferroviário, o autor do primeiro gol do estádio.

Nas comemorações dos 20 anos do estádio, em 27 de abril de l960, foi novamente convidado a enfrentar o Palmeiras, quando então venceu por 1 x 0.
Na foto a chegada da delegação em São Paulo, onde são vistos Blota Júnior, Aryion Cornelsen, Daniel Borges Reis e os jornalistas Maurício Fruet, Vinícius Coelho e Antonio Cury, além de Zequinha, o "padrinho" das redes do Pacaembu.

Debate

  • "Legal, dr rauen.... Poderia lançar uma coluna nostalgia, com fotos e texto, como fazia o cid destefani na gazeta, na época que a gazeta era jornal."

    Guilherme b. | 24/06, 20h59

  • "Prezado,

    Parabéns pelo resgate da mais importante pagina do futebol paranaense, e com certeza do futebol brasileiro. O Coritiba foi e é o maior clube de Futebol do Parana e um dos marodes do Brasil. Por essa historia maravilhosa, cheia de personagens fantásticos, é que não aceitamos as trapalhadas e fantasias dos atuais dirigentes, bem como de jogadores que não respeitem nosso manto. Aqui é Coritiba Futebol Clube...um clube de futebol em sua essência...e que foi criado com um único propósito, o qual é ser campeão, ganhar, vencer e se perder será com honra...vendendo caro suas derrotas...Esta é nossa história."

    Joao Illenseer | 22/06, 11h38 | Móvel

  • "A realidade atual é a seguinte, independente de reminiscências: Coritiba a 7 do líder e a 5 pontos do primeiro dos 4 lanternas. Na volta após o recesso, não vai enfrentar moleza já no primeiro jogo fora. Enquanto isso ... reforços neca senão do gramado do Couto Pereira. SAV"

    J. Mario | 21/06, 11h49

  • "Bom dia caro Felipe;
    Ainda bem, que é uma meia dúzia, de dois ou três, que não concordam, inclusive deselegantemente, com " Suas Lembranças " aqui postadas.
    Devem preferir, bater sempre na mesma tecla, sobre de quem é a culpa, mas, não apresentam nenhuma proposta concreta.
    Ou, devem preferir ainda, ouvir e ler, as entrevistas dos " Dois Incompetentes",
    responsáveis diretos, por esse amontoado de " tiriças ", que dizem ser um time, que nos deram para torcer.
    Parabéns; e continue nos brindando, com suas " Lembranças "."

    ALVARO A. | 21/06, 11h22

  • "Pra quem não sabe, HISTÓRIA é tudo!. E ninguém tem mais história que o Coritiba. O momento atual tem que ser tratado, mas sem esquecer o passado, afinal, nós não esquecemos dos pais e avós, que são nossa história, nossas raízes. Pra mim, história é fundamental, seja em qualquer campo da vida humana. Que continuemos então reverenciando a história do clube mais vitorioso e tradicional do Estado."

    Antonio Henrique Dias | 21/06, 08h53

  • Ver todos os comentários (10)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Ponte Preta 19
Atlético-GO 18
Sport 17
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Figueirense 16
Paraná 16
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Brasil de Pelotas 12
12º Criciúma 12
13º Cuiabá 12
14º Oeste 11
15º Operário 10
16º Vila Nova 10
17º São Bento 8
18º Guarani 5
19º América-MG 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 86 pts.
Ido M. F. 85 pts.
Hedy G. 84 pts.
Leandro R. 84 pts.
Leonel S. 80 pts.
Antonio Alvaredo Filho 79 pts.
Dorvalino J. 78 pts.
Luis Henrique R. 77 pts.
Wellingtton Wellingtton 77 pts.
10º Sanderson 76 pts.
Alysson Delalibera 76 pts.
12º Valdir T. 76 pts.
13º Vinicios A. 75 pts.
14º João L. 74 pts.
15º Jose R. 74 pts.
16º Aramis Vieira 74 pts.
L. Comeli 74 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 73 pts.
19º Juarez Mocelin 72 pts.
Jobson Emanoel 72 pts.
21º Robson R. 71 pts.
22º Johney S. 70 pts.
23º Andre T. 70 pts.
24º Daniel G. 70 pts.
25º Rodrigo P. 69 pts.
26º L. G. Coltro 68 pts.
27º andre a. 68 pts.
28º Emerson Marcos Stadinicki 67 pts.
Johnny F. 67 pts.
30º Valdir 67 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Leonel S.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet