Bola de Couro
Uma frase, atribuída ao Vanderlei Luxemburgo, e repetida muito por torcedores do Coritiba nas redes sociais, diz que “o medo de perder tira a vontade de ganhar". Essa lição me lembra dos tempos em que, jovem, treinava judô e o professor Makoto Yamamochi dizia que na prática do esporte o aluno deveria saber se defender, mas dar ênfase ao ataque, do contrário nunca venceria a luta. Ou, como diz o ditado popular, em frase que dizem seria de Napoleão, “a melhor defesa é o ataque”.
Infelizmente essa lição não foi dada ao treinador do Coritiba, que sempre comanda o time de modo defensivo. Ontem errou feio ao mexer quando estávamos ganhando e jogando bem, para recuar e se defender, substituindo um volante/meia que estava bem no jogo, por um fraco zagueiro, não demorando minutos para sofremos o gol de empate.
Aliás, a entrada do Morelli no lugar do Thalisson foi uma atitude incoerente pois, como o Jorginho disse em entrevista, com isso queria melhorar a defesa. Mas para tanto tirou um zagueiro (que estava mal, reconheça-se, mas é zagueiro) e colocou um volante medíocre.
O Brandão no lugar do Brumado, que sentiu cansaço pois há muito não jogava, mostrou-se um desastre – o rapaz tropeça nas próprias pernas. Como ele já mostrara que não tem muita afinidade com a bola, o treinador deveria ter optado por outro atacante, estando Eberth e Eryc no banco. Pior não seria.
Incompreensível ontem o Frizzo, que entrou em campo desligado e parecendo não querer jogar. Falhou também o Bruno Melo, os gols do adversário saíram em jogadas iniciadas no seu setor. E muito mal o Thalisson, que errou nos dois gols.
Destaque positivo para o Ronier, Brumado, Natanael, Vini Paulista, e mais uma vez o Pedro Morisco.
Deve ser ressaltado que foi um bom jogo, com muita emoção, e o Novorizontino é um bom time, mas mesmo assim esteve sob controle do Coritiba até a intervenção do Jorginho.
Enfim, estamos vendo a conquista do retorno à série A cada vez mais longe, improvável e praticamente impossível. Apesar dos discursos ilusórios do Jorginho, temos que procurar nos garantir na série B e suspirar para que no ano que vem tenhamos um elenco suficientemente qualificado, sobrando poucos dos que atualmente fazem parte da folha salarial do clube.
Notícia boa foi o terceiro cartão amarelo dado ao Robson, que assim pelo menos não participará da próxima partida a despeito de ser inexplicavelmente apadrinhado pelo Jorginho.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)