Bola de Couro
A estreia do Coritiba no campeonato brasileiro foi animadora. Uma vitória incontestável por 3 x 0, fazendo um jogo que não permitiu ao adversário chances de marcar gols, com brilhantes atuações individuais de todos os atletas, posicionamento tático irrepreensível e busca pelo ataque com vontade e lucidez.
Muralha praticamente não interveio, salvo em um cruzamento rasteiro, os alas foram bem, tendo o Egídio feito a sua melhor partida no Coritiba. A zaga firme e consciente, Willian Farias o lutador de sempre e Tony Anderson mostrando técnica e disposição em todas as jogadas. Destaque maior merecem o Alef Manga, que marcou mais um gol dentro da sua característica de aparecer pela direita e chutar, e o Léo Gamalho, oportunista como sempre. E sem esquecer que Igor Paixão fez mais uma boa partida. Mas maior destaque foi o Andrey, perfeito na marcação e na armação, sendo premiado – e nos premiando – com um belo gol.
Enfim, amigos, um começo para entusiasmar e dar esperança. Um fato que retrata esse novo Coritiba foi ver o time vencendo por 2 x 0 e os jogadores procurando o ataque, com segurança e lucidez, sem usar de recursos de querer fazer passar o tempo rodando a bola e com supostas lesões e quedas do goleiro. Essa atitude foi que resultou no terceiro gol, aos 45 minutos da segunda etapa.
Ah, dirão alguns, o adversário era fraco, recém veio da segunda divisão e jogou sem três titulares. Sim, mas em campeonato longo e disputado como é o nacional, sempre encontraremos equipes aparentemente mais fracas mas nem por isso sem qualificação para vencer. O Goiás foi bravo, lutou como pôde, mas não resistiu ao nosso bom futebol.
Claro que o caminho ainda é muito longo e que ainda teremos que ver como o time se comportará diante dos demais, em especial à frente dos ditos grandes. Acredito que, pela amostra de hoje, não faremos feio no campeonato. Derrotas acontecerão, algumas talvez sejam inexplicáveis, mas isso é comum em um campeonato longo e equilibrado. Importante será o time mostrar regularidade, somando pontos aqui e ali e não se abatendo quando de resultados adversos.
Vamos com calma, jogo a jogo, mas com confiança e vislumbrando maiores horizontes.
Tudo indica que 2022 será um ano bem melhor para o Coritiba.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Não bastasse a alegria da boa vitória, durante a transmissão da TV foi informado que o Mateus Sales estaria sendo emprestado. Um reforço, a sua ausência do time.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)