COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

09/02, 14h50 | Bola de Couro | Felipe Rauen

O Coritiba velho de guerra está voltando?

O Coritiba de ontem me lembrou do Coritiba velho de guerra para o qual aprendi a torcer desde a minha infância.

Atuação de entusiasmar. Ainda que se possa dizer que o adversário não era expressivo, temos que lembrar que até há pouco tempo o time tinha dificuldades com qualquer oponente. Ontem me lembrei do time que em 1969 foi a Cianorte e venceu por 7 x 0, do time que vencia em Umuarama, em Londrina e em Maringá, enchendo os estádios pela expectativa que criava pelo seu bom futebol. Dos times de 1989, de 1998 e de 2011.

Claro que não devemos ser precipitados e uma boa apresentação por si só não é prova de que definitivamente temos um grande time, mas o caminho para isso parece bem pavimentado.

Tivemos uns dez minutos de vacilação, mas logo depois tomamos conta da partida, com atuações individuais muito boas e táticas também, com a mudança de posição do trio da frente.

Alex Muralha, exigido duas vezes nos poucos minutos que o time do União cresceu no jogo, mostrou que deve ser o titular. O lateral Patrick Vieira apareceu melhor do que o seu antecessor. A zaga, salvo por poucos minutos, não foi exigida. Kazu me parece que ainda não foi suficientemente testado, aguardemos.

No meio, Renê Jr. foi exuberante, o melhor do time ontem, mostrando que aos poucos, desde que consigamos um meia confiável, o setor está bem melhor do que nos últimos anos. Ruy vem se saindo bem, mas em razão do seu passado recente ainda deve ser mais bem observado.

E na frente, destaque especial para o incansável Rafinha, veterano com fôlego de guri, e do Sassá, que além dos dois gols onde mostrou oportunismo de centroavante, se deslocou à direita e à esquerda e ajudou na contenção quando necessário.

Enfim, se amostra de ontem se confirmar – mesmo que naturais pequenos tropeções possam acontecer - bons ventos parecem estar finalmente soprando no Alto da Glória. Esperemos que voltem a soprar em Manaus.


Uma palavrinha sobre a expectativa quanto ao Jadson.

Vejo parte da torcida muito animada com a possível contratação do meia do Corinthians, que passou com sucesso pelo nosso rival maior.

A minha expectativa não é igual à de grande parte da torcida. É veterano que, ao contrário do Rafinha, não deve estar forma, pois não vem jogando e um dia disse não gostar do Coritiba como o nosso pequeno notável mostra amar. Tem histórico forte de lesões. Custará muito caro para as forças de um clube que convive com dificuldades para manter equilibrado o seu orçamento. Temo muito que será uma repetição do Lincoln, caro, sem empenho e entregando pouco para compensar o alto custo. Se for contratado, espero que eu possa um dia dizer que errei, mas não creio muito que nisso.

Debate

  • "O " Pateta Mór ", para cobrir o sol, com a peneira, agora vai contratar o Jadson, pagando o que ele exigir, para agradar parte da torcida."

    ALVARO A. | 13/02, 12h15

  • "Raulen, e aí já quer pedir a contratação do Jadson?
    Ou vamos esperar + alguns jogos?
    Bom , já fomos eliminados da copa do Brasil pelo todo poderoso Manaus mesmo! Acho que vamos dar mais algumas oportunidades para o Ruy e o Thiago Lopes, vai que eles aprendem a jogar?!?! Não é mesmo!"

    André K. | 13/02, 12h03 | Móvel

  • "Onde estarão aqueles criticos do teor da coluna?
    Realmente, o Coritiba, velho de guerra, não está voltando.
    Provou mais uma vez, que o time não é confiável.
    A goleada, enganou alguns iludidos."

    ALVARO A. | 13/02, 01h39

  • "como é bom ver o Coxa protagonista"

    Leandro Carlos | 12/02, 22h24

  • "Jadson... Fisicamente como ele está??? Essa é a pergunta que cabe no momento. No mais, é um grande jogador. Não é baladeiro ou irresponsável. Sempre se dedicou. Alguém falou que o Alex não deu retorno... Dei RISADA e lembrei do ditado: UMA ANDORINHA NÃO FAZ VERÃO... Imaginemos o Alex chegando 2 anos antes, com o bom elenco que tinhamos. Lembrar dos problemas físicos que teve..."

    Mauricio D. | 11/02, 20h33 | Móvel

  • Ver todos os comentários (45)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Paranaense

Coritiba 17
FC Cascavel 17
A.Paranaense 16
Operário 16
Londrina 14
Rio Branco 13
Paraná 9
Cianorte 9
Cascavel 7
10º Toledo 5
11º União 5
12º PSTC 4

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 47 pts.
Hedy G. 46 pts.
Jackson M. Jeranoski 45 pts.
Mauro S. 45 pts.
Leandro Carlos 45 pts.
Ido Martini N. 44 pts.
Jayme G. 44 pts.
Valdir T. 43 pts.
Ézio Ricardo 42 pts.
10º Ricardo Honorio 42 pts.
11º CARLOS CARLOS 41 pts.
12º Ademir Carlos p. 41 pts.
13º Rubens Junior 40 pts.
Rafael F. 40 pts.
15º Luiza Oliveira 40 pts.
16º Jorge Ihon J. 39 pts.
ERLEI R. 39 pts.
18º Jorge H. 39 pts.
19º adonias rosa 38 pts.
20º Luiz Bueno Franco 38 pts.
21º Marcos Kuff 38 pts.
22º Emerson T. 37 pts.
23º Valdecir R. 37 pts.
j. miranda 37 pts.
25º T. Filus 37 pts.
26º D. Medeiros 37 pts.
27º Mariana T. 36 pts.
Rony A. Stacoviaki S. 36 pts.
29º Ido M. F. 36 pts.
30º Luis Henrique 35 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

TV COXAnautas

Quem vai pagar a conta?

Coritiba eliminado da Copa do Brasil. Prejuízo enorme e a pergunta que fica é: Quem vai pagar a conta?

Clique para assistir

Goleada: Estamos Prontos?

Após a goleada, o Coxa está pronto pra Copa do Brasil?

Clique para assistir

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet