COXAnautas - Coritiba Eternamente

24/11, 21h31 | Bola de Couro | Felipe Rauen

O melhor do jogo.

Tivemos uma vitória fundamental contra o Bragantino, resultado que era indispensável. Se já dependíamos só de nós para a volta à elite do futebol brasileiro, ainda continuamos assim e um empate no próximo e último jogo será suficiente. Já li e ouvi argumentos no sentido de que, dependendo dos resultados dos demais competidores, até uma derrota poderia nos classificar no próximo sábado. Sim, os números dizem isso, mas não dá para jogar com essa expectativa, assim como não convém entrar em campo pensando no empate, o qual só poderá ser buscado dependendo das circunstâncias do jogo contra o Vitória.

E o melhor do jogo?

A nossa zaga hoje foi primorosa. A entrada do Nathan Ribeiro nos últimos jogos deu tranquilidade ao Sabino que, na minha ótica, foi o nosso melhor jogador em todo o campeonato e poderia ser escolhido com justiça o melhor do jogo.

Os laterais não decepcionaram e a meia cancha – especialmente pelo Serginho - soube jogar com inteligência em face do excelente toque de bola do adversário. O Giovani não vinha sendo um dos melhores, mas fez o gol que encaminha a nossa classificação, e é o que bastaria para ele ser considerado o melhor da partida.

Rafinha fez das tripas coração para conseguir manter o forte ritmo que executava, até que se esgotou fisicamente. Poderia também ser apontado como o melhor do jogo, em especial pelo amor que mostrou pelo clube, indo às lágrimas com o nosso gol.

Mas hoje eu escolherei outra personalidade como a melhor do jogo, sua Excelência a torcida.

Sábado eu estive no estádio e pude sentir – um pouco mais do que se sente através da televisão – a força da nossa torcida. E hoje, quase 40.000 torcedores, quase a capacidade total do estádio, gritando e apoiando. Um pouco antes do gol, talvez pressentindo o que viria, em decorrência de um sentimento que só quem vive o futebol entende, sabendo que era a hora, a torcida aumentou o ritmo e o apoio, dando ânimo aos jogadores de modo que logo o Diogo Mateus por muito pouco não fez o gol, mas em seguida o Giovani fez, levando ao êxtase a massa humana que lotou o Couto Pereira.

Nos passeios que as câmeras da TV fazem pela torcida, deu para ver que é um mito, uma lenda, a história de que a nossa torcida está envelhecendo, pois as crianças querem torcer para um clube vitorioso, o que o Coritiba nos últimos não tem sido. Falácia, pois milhares de crianças se misturavam entre os torcedores, alguns ainda bebês, adquirindo ali, ainda que inconscientemente, o espírito coritibano e o sentimento de amor que só nós coxas-brancas sabemos como é. O que vimos hoje e em vários jogos confirma que temos um enorme potencial ainda não bem explorado.

Se retornamos à série A, como espero e acredito que retornaremos, o destaque do campeonato terá sido a torcida, que desde o primeiro jogo deu forças ao time, ou mesmo vaiou quando necessário. Meus respeitos, torcedor coxa-branca.

Discordou:
Bruno L.
+133 Concordou:
F.
SIDNEI P.
Sandro Silva
Edivaldo f.
oliveiros teixeira
Valter Santos
Marcos L.
Lisandro L.
Adalberto S.
Alexandre Cruz
Massimo T.
Waldir Laska
Ivan B. V.
A. R. P. Rocha
Marcos B.
Claudionir Trindade
edson j.
Guaraci P.
Felipe F.
Paulo S.
Johnny F.
Rafael F.
Eduardo G.
Maurício K.
Gerson Lima
Sonia D.
Luiz B.
Marco F.
FELIPE D.
Ricardo Amaral
Admir Rosa
Marlon C.
Jarbas R.
L. Frederico Baron
Jean C.
Luiz C.
José Avelar Carvalho
João B.
Diego C. da Silva
Joao Illenseer
Juarez V.
Jorge Ihon J.
Thyrso Ben Hur
Antonio Henrique Dias
Henrique D.
Fabiano Mori
Amilton Cesar
Carlos S.
Arno Ombrellino
Otoniel s.
andre a.
Carlos H.
Carlos Maia J.
Ivan H.
Carlos Henrique
Marcelo Cesar
G. Santos
Edson L.
Carlos M.
T. Filus
alexandre k.
Rodrigo O.
I. I.
Cicero M.
Mauricio V.
Gustavo Osorio Franco
Aureo P.
Lucas M.
CLAUDIO B.
Marcos Jeferson
Leandro R.
Marlon R.
Emerson Faria
Giovanne
Daniel Wilians
Alexandre Costa
Eduardo M.
João N.
A. Goinski
Bruno T.
Bruno H.
Adriano A.
Marcelo S.
Anderson N.
Walter L.
André R.
Neiton J.
Alexandre Van Der Broocke
Walter Cardoso da Silveira Filho
Fábio S.
marcelo c.
Marcos Kuff
Anderson Duarte S.
Vinicios A.
Antonio C. Cunha
Rafael R.
Adriano Souza
L. G. Coltro
Maicon E.
R. L. Zanetti
CARLOS AUGUSTO B.
Claudio
Felipe Navarro
Elton
Antonio C.
Willian D.
Felipe Antunes
André S.
Carlos N.
Almir C.
Marcelo G.
Johnny Pietrobelli
Vinícius B. M.
Lucas R.
William Souza
Vitor A.
sedu protagio branco júnior
Carlos S.
Luiz Rodriguez
Leandro W. F.
Danilo Martin
Rafael L.
Fabio Faria
vagner c.
Rodrigo de Moraes
Antonio B.
Luiz Roberto
Christhian Roger Cardoso
Jose Carlos R.
Érico E.
Paulo Henrique
Andre F.
Danilo L.
Helio Manocchio

Debate

  • "O Coritiba é grande, é de série A. Tem que subir.

    Depois o resto...."

    Joel K. | 26/11, 17h26

  • "Mas que belo texto!"

    Fabio Faria | 26/11, 15h03 | Móvel

  • "A Torcida do Coritiba é maravilhosa!! E a Instituição CORITIBA, a nossa CAMISA é grande, tem história e precisa ser RESPEITADA.

    Mas esses caras tem maltratado a instituição, a camisa e a torcida!!

    Presidente MEDÍOCRE, AMADOR e IRRESPONSÁVEL, montou um time RIDÍCULO ano passado e um time deprimente este ano.... Argel Fucks, Umberto Louser... Pelo amor de Deus!!!

    Agora é subir!!!!

    PRIMEIRO VAMOS SUBIR!!!
    DEPOIS DAMOS UM JEITO NO SAMIR!!!"

    Erodes B. | 26/11, 11h58

  • "Realmente nossa torcida merece respeito, vou ao campo desde que resido em Curitiba, 29 anos, meu Filho me acompanha desde 3 anos de idade, hoje está com 23. Somos Sócios desde que o Clube assim nos permitiu, acho que é mais ou menos esse o perfil do nosso Torcedor, um apaixonado. Não poderia deixar de enaltecer o trabalho do Jorginho e espero que sábado feche com chave de ouro. Gente, independente de qualidade técnica, méritos a nossos atletas, vontade e luta não está faltando. Futebol tornou-se um esporte de custo elevado e sejamos comedidos, em razão da nossa receita atual, dividas históricas, não deve ser fácil fechar essas contas (não votei no Samir), somos apaixonados, sempre, subindo sábado, nossa receita vai no mínimo dobrar, ainda é pouco, para concorrer com os tubarões das verbas, do eixo Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul. Uma coisa por vez, vamos subir e depois nos planejar para permanecer, estruturados, dentro da nossa realidade financeira, quiçá, para sempre na série A e lutar por títulos de primeira grandeza. Parabéns a todos que fazem um Coritiba forte, como vimos no último Domingo."

    Davi M. | 26/11, 11h04

  • "Pastana e samir atentos ao mercado.
    Já devem ter iniciado contatos para contratar os destaques do Avaí, chapecoense, csa, vila nova, criciuma, sao bento e londrina"

    Mauro S. | 26/11, 09h56 | Móvel

    • "Enquanto não entra a GRANA na conta referente as cotas de TV do ano que vem, não podem fazer nada. Sem dinheiro não se contrata. Vamos conseguir o acesso, mas infelizmente para montar a equipe teremos que fica com o que sobra novamente, não temos caixa para contratações agora. Lembrando que o Coritiba penhorou um terreno por 4 milhões para pagar salários."

      Jarbas R. | 26/11, 14h57 | Móvel

    • "Se pensarmos assim, estaremos acomodados e aceitando a queda novamente em 2020, caso subirmos, sempre com a desculpa esfarrapada que falta dinheiro.
      Poucos times tem dinheiro atualmente, a maioria está endividada no Futebol Brasileiro, mas alguns se destacam em competições, porque tem competência.
      Acho que no Coxa falta mais competência do que dinheiro."

      Celso T. | 26/11, 16h49

    • "Infelizmente CELSO o Coxa não consegue mais crédito, não tem patrocinadores fortes como a RED BULL que pretende investir 200 milhões anos que vem no BRAGANTINO, pensa que time forte que eles podem montar, vão brigar pelo título em 2020. O Coritiba realmente não tem dinheiro, para você contratar um bom jogador você precisa de dinheiro, então iremos montar um time mediano com o que sobrar dos outros clubes, vamos ter que brigar para não cair, isso é a realidade. A unica coisa que pode mudar isso é fecharmos um patrocinador milionário que cheque com pelo menos 20 milhões para investir em jogadores."

      Jarbas R. | 27/11, 00h55

    • "Pensamento certo Jarbas. A torcida tem que entender que pra gerir um clube de futebol não é tão simples assim. As coisas mudaram, hoje os clubes precisam em primeiro lugar ser uma empresa séria. Chega de ser amador. Futebol requer dinheiro em caixa, infelizmente. Coritiba precisa se organizar o quanto antes, não cair para segunda divisão novamente. E aos poucos dentro dela, tentar buscar algo maior. Ir longe numa copa do Brasil, se classificar em sul americana, e assim ir aparecendo mais no cenário do futebol e mostrando que o clube se organizou e que patrocínios bons comecem a nos visitar.
      SAV"

      Vitor J. Borba | 27/11, 12h19

  • Ver todos os comentários (39)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 75
Sport 68
Coritiba 66
Atlético-GO 62
América-MG 61
Paraná 56
CRB 55
Cuiabá 52
Botafogo-SP 50
10º Operário 50
11º Ponte Preta 47
12º Vitória 45
13º Guarani 44
14º Brasil de Pelotas 44
15º Oeste 41
16º Figueirense 41
17º Londrina 39
18º São Bento 39
19º Criciúma 39
20º Vila Nova 39

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 327 pts.
andre a. 313 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 309 pts.
Rui Valente 304 pts.
Leandro R. 295 pts.
Marcelo luczyszyn 294 pts.
Waldir Laska 291 pts.
Leonel Schunig 290 pts.
Ricardo Honorio 287 pts.
10º Marcelo G. 280 pts.
11º Luiz C. 277 pts.
12º Jose R. 274 pts.
13º alessandro k. 271 pts.
14º Hedy G. 270 pts.
15º Rodrigo P. 268 pts.
16º Juarez Mocelin 267 pts.
17º Marcio Cardozo 267 pts.
18º Mauro S. 264 pts.
19º Ido M. F. 263 pts.
20º Julio C. R. 259 pts.
21º Tiago L. 259 pts.
22º Carlos N. 258 pts.
23º Vitor Guedes 258 pts.
24º Valdir T. 257 pts.
25º Alysson Delalibera 256 pts.
26º Job Grassi 256 pts.
27º João L. 255 pts.
28º Walber Gonçalves de Queiroz 254 pts.
29º Gelson Roberto M. 254 pts.
30º Robson R. 253 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Rui Valente
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet