Bola de Couro
Alex Muralha, quem diria, foi o melhor jogador do Coritiba no jogo de ontem contra o Cianorte, sendo o responsável indiscutível pela nossa vitória ao impedir, em várias ocasiões, que o adversário marcasse gols. Quem diria? Isso não significa que ele é um goleiro no qual possamos confiar para o futuro, a não ser que evolua e tenha outras exibições no mesmo nível, mas temos que lhe fazer justiça pela apresentação de ontem, quando realmente foi decisivo e nos salvou.
Quando o goleiro é o melhor do time em uma partida – e isso é quase uma obviedade – significa que a equipe não foi bem.
E o Coritiba realmente se saiu muito mal, jogou como se fosse ele o time pequeno, a se defender e destruir sem construir. Na segunda etapa a bola quase não ficou nos pés dos nossos jogadores, que se conduziram muito abaixo do esperado, e é difícil encontrar uma exceção, Henrique talvez.
Claro que há a atenuante decorrente do fato de que o elenco enfrentou uma longa viagem desde Pouso Alegre. De quinta-feira até ontem o elenco praticamente viveu na estrada e em aeroportos, como bem mostrou o Renê Simões em manifestações na imprensa. Mas será que o périplo justifica, por si só, tão fraca atuação do time? Parece-me que não é para tanto, uma vez que a fraqueza do time foi técnica e não física, pois não vimos ninguém se entregar ou pedir para sair por cansaço.
Duas observações para finalizar.
Tenho dúvidas sobre se o gol do Cianorte não teria sido válido. A bola foi tocada pela Castan antes de chegar ao atleta que voltava da posição de impedimento. Isso não tiraria a irregularidade? Mas como no futebol é como no cassino, onde a banca paga a recebe, no início do jogo a arbitragem não marcou um claro pênalti em nosso favor, de modo que, por via indireta – não acredito em compensação – fez-se justiça.
Uma palavrinha sobre o Bochecha. Talvez alguém pense que eu implico com ele, quando ele é que implica com a bola. Mas se há alguma implicância também a têm o narrador e o comentarista da TV Coxa Prime, que quase não falaram o nome do Bochecha durante a transmissão, Por que será? Não o estavam vendo em campo?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)