Bola de Couro
O assunto do momento, que supera até o noticiário do início de redenção do time, é a denúncia oferecida pelo MP de Goiás contra o Alef Manga em razão da participação no esquema de fraude em apostas.
Há um debate nas redes sociais, onde, enquanto uns querem que ele jogue, por alegadamente indispensável, até que seja definitivamente condenado, outros entendem que deve ser desde logo afastado pois os elementos apurados pelo Ministério Público são eloquentes.
Estou com esses últimos e já havia escrito aqui que o que se tinha de fortes indícios justificavam que o indigitado Manga fosse afastado desde logo. Veja aqui
O argumento de alguns quanto a ele ser indispensável no momento é raso e pequeno. Primeiro porque não é. Depois porque o Coritiba é uma instituição grandiosa e centenária, infinitamente maior do que qualquer atleta e não pode se sujeitar a ser complacente com o ato criminoso em nome de uma possibilidade imediata de resultados em campo.
O princípio da presunção de inocência, eu já disse na coluna referida, não significa que ninguém pode ser cautelarmente afastado ou punido enquanto aguarda o julgamento, O administrador público que é acusado de corrupção pode ser judicialmente afastado liminarmente para evitar que continue as práticas. O acusado de crime que tenta fugir ou influenciar testemunhas – para ficar em dois exemplos – pode ser preso preventivamente até ser julgado.
Um empresário que apure que um empregado está furtando mercadorias não precisa aguardar que a polícia conclua o inquérito e que haja denúncia e condenação para só então demitir aquele. Simples assim.
Eu me espanto quando leio alguns afirmando que há assassinos soltos e políticos acusados de corrupção sem punição e por isso as atitudes do fraudador Manga poderiam ser toleradas. Nem gasto espaço para contestar tal argumento, tão fraco que é.
Bem, mas e o título da coluna? Aqui uma modesta lembrança de gramática. Ninguém torce “para” e sim “pelo” quando se refere a um nome próprio. Quando se torce por uma ação, aí sim, usa-se “para”.
Então, estou torcendo “para” que o Alef Manga seja afastado do Coritiba.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)