COXAnautas - Coritiba Eternamente

01/11, 17h33 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Um líder, urgente.

O Coritiba deste ano, aprofundando - e muito - o fracasso da gestão passada, mostra que para ser dirigente não basta gostar do clube e nem só ter bons projetos, embora isso também seja importante.

Muito além disso, para dirigir qualquer clube de futebol – ou até qualquer entidade de médio e grande porte, já nem falo da administração pública – há que ser líder, quase um estadista, ou seja, aquele que sabe mobilizar pessoas, agregá-las e administrar um caminho para o sucesso da entidade. E para isso é primordial ter a confiança dos seus liderados, sem a qual não há bons propósitos que gerem resultado.

No Coritiba do passado, nem tão remoto assim, tivemos alguns dirigentes que, com acertos e erros, tinham carisma e liderança e despertavam a confiança da torcida. Pode ser que alguns discordem de mim, o que respeito, mas neste quesito nos últimos anos somente o Gionédis e o Vilson podem ser considerados líderes. O primeiro dirigiu o clube em um rebaixamento de divisão, mas também antes foi duas vezes campeão estadual e nos levou a disputar a Copa Libertadores da América, de cuja primeira fase não passamos pela arrogância de um suposto treinador (mas isso pode ser assunto para outro dia). E o segundo, ainda que inicialmente não fosse o presidente de direito, como comandante de fato fez com que o clube voltasse à primeira divisão, conquistasse quatro títulos estaduais consecutivos e chegasse a duas finais da Copa do Brasil. A partir de então o clube decaiu nos resultados em campo, é verdade, mas não se pode esquecer que o Alex (olha aí mais um motivo para divergirem de mim), ao contrário de somar para o clube que o revelou, pouco produziu e instaurou a cizânia naquela gestão.

Pois no atual Coritiba infelizmente não se vê isso, dirigentes com liderança e que despertem confiança na torcida. Em sua penúltima coluna o confrade Ricardo Honório postou uma foto do G5, que copiei para cá, a qual mostra bem o ânimo dos que estão comandando (?) o clube. Olhares distantes, cabisbaixos, corpo apoiado na parede, retrato, enfim, de um grupo que parece não saber onde está e o que fazer, mas que nem por isso admite o fracasso e procura socorro como tantas vezes tantos propuseram.

Não seria de se esperar que com um grupo com o ânimo mostrado na foto, o Coritiba pudesse ir bem. O time, apontado como o pior ou pelo menos um dos piores da nossa história, certamente é reflexo da sua direção.

Uma imagem vale mesmo mais do que mil palavras.

Enquanto isso, o rival...bem, deixa para lá.

Debate

  • "Caro Felipe;
    Aproveitando seu raciocínio no último parágrafo, não podemos sermos nós os prepotentes e arrogantes.
    Nosso rival, apesar de alguns não concordarem, estão muito à nossa frente.
    Muitos escreviam aqui, que o Coxa não cairia, e que eles sim cairiam para a série B.
    Diziam tambem (escreviam), que Fortaleza Goiás, CSA, não conseguiriam se manter no topo.
    Hoje, os poodles, estão na semifinal da sulamericana, enchendo os cofres, e bem colocados no brasileirão.
    O amigo, fala de líder; o Coxa só teve um; Evangelino Neves, enquanto eles, os rivais, tiveram Anibal Cury e Petraglia entre outros, até nisso eles nos superam.
    Enquanto isso, nós temos " Samir e Seus Patetas "!"

    ALVARO A. | 03/11, 11h54

  • "Olhem bem pra foto da diretoria! Não tem cara de atleticanos?"

    andre a. | 03/11, 10h47 | Móvel

    • "kkkkkkkkkk"

      Jose Carlos R. | 03/11, 11h07

    • "É a cara dos poodles...kkkk"

      Jose Carlos R. | 03/11, 11h16

    • "Discordo! os poodles, tem caras de arrogantes, enquanto esses da foto, parecem uns coitados que cairam do caminhão de mudança."

      ALVARO A. | 03/11, 11h41

    • "Nem pinta de diretores, nenhum deles tem."

      Matias J. | 05/11, 13h28

  • Ver todos os comentários (30)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet