COXAnautas - Coritiba Eternamente

10/11, 22h13 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Um meteoro

Assisti com muita tranquilidade ao jogo entre o Coritiba e o Goiás. Quando nada mais se espera do nosso time e quando ele não tem mais o que alcançar no campeonato, parece que perdemos a capacidade de nos emocionar. O clima do jogo, triste pela falta de ambição e pelo estádio vazio, certamente contribuiu para este estado de ânimo. De qualquer modo, pareceu-me que o time se saiu melhor do que nas últimas apresentações, ainda mais considerando que se tratava de um adversário mais forte diante da notória desqualificação técnica do nosso time.

Mas como no campeonato Inês é morta, quero falar sobre outro tema relacionado ao Coritiba.

Pouco mais de dois meses após ter assumido a direção de futebol do Coritiba, Paulo Pelaipe anunciou o seu desligamento a partir do próximo ano. A justificativa foi a questão salarial, uma vez que, em face da perda expressiva de arrecadação a partir do próximo ano, o Coritiba não poderá continuar a pagar os seus salários, os quais, em razão da afirmação, se presume sejam polpudos e além das forças do clube.

Foi um verdadeiro meteoro na história do Coritiba. Nem bem começou e já vai terminar, sem que tenha mostrado a que veio, salvo as discutíveis contratações do Escobar e do falastrão Argel.

Muito pouco para quem se apresentou com currículo onde constavam sucessos no Grêmio e no Flamengo.

E infelizmente mais uma precipitada forma de administrar, pois no final de agosto, quando ele foi contratado, o destino do Coritiba, a manutenção na segunda divisão, era muito mais possível do que um eventual retorno à série A. Com a perspectiva já desenhada era previsível a marcante queda de arrecadação no próximo ano, o que já então não aconselharia a contratação de profissional muito caro, a não ser que a previsão fosse mesmo a de manutenção só para este ano, o que nunca nos foi dito.

E como tudo indica que a autossuficiente atual direção não irá se afastar e nem aceitar a coparticipação na gestão de nomes de peso e com história no Coritiba, o que resta é torcer para que finalmente acerte ao escolher um gerente de futebol competente e que saiba descobrir talentos. O nome ventilado até agora, Rodrigo Pastana, vem de uma temporada de sucesso – a subida do Paraná Clube à série A – e uma de fracasso, a pior campanha da história da série B do mesmo clube. Se confirmado, será mais uma aposta que nos levará a torcer para que não dê errado como inúmeras outras deste ano. Aguardemos, com um olho no peixe e outro no gato.

Debate

  • "ESSE FILHO DA PUTAAAAAAA NÃO APRENDE CARALHO, JÁ COANTRATOU UM BOSTA DO PARANA QUE NAO ADIANTOU PRA NADA E AGORA VEM UM DIRETOR.

    FILHO DA PUTAAAAAA"

    G. do Carmo | 12/11, 22h35

    • "Nada a ver G. do Carmo, no jogo com o Fortaleza, nossa admirável torcida, junto a com indefectível organizada estará no Couto Cantando e dançando durante o jogo igual um bando de bêbados, hienas e drogados para depois encherem a cara de bebida, maconha e mais drogas nos bares da redondeza. Enquanto isso o Coxa que se exploda. Se 2018 foi difícil, com certeza 2019 será monstruoso, horrível. Quem sobreviver verá."

      Carlos M. | 13/11, 10h11

  • "pestana sobe no ano que vem o coxa, como fez com parana e depois é só demiti-lo para não acontecer o que ele fez este ano com time do paranada"

    Agostinho N. | 12/11, 22h20

  • "Acho que este animal vai contratar o Pastana, porque deu a entender isto..."

    Luiz O. | 12/11, 14h39

  • "Vão "projetar" uma redução? Folha de 1mi... Não sobe nunca com isto. Animal."

    Luiz O. | 12/11, 14h38

  • Ver todos os comentários (30)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet