COXAnautas - Coritiba Eternamente

27/11, 12h05 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Um pito.

Como todos sabem, o Conselho Deliberativo do Coritiba decidiu, por maioria, pelo arquivamento do pedido de convocação de assembleia geral com vistas à destituição dos membros do Conselho Administrativo (leia-se, presidente e vices).

Foi fundamental para a decisão a manifestação madura do ex-presidente Vilson, que com a sua liderança e carisma influenciou o resultado. Aliás, o Vilson tem apagado incêndios no Coritiba, como fez em 2010 nos levantando depois da catástrofe de 06 de dezembro de 2009. E se vai realmente influir nos destinos do cluibe como eminência parda a subsidiar os inexperientes e despreparados dirigentes, tal como tem circulado (e talvez tenha sido fator para a decisão dos conselheiros), certamente será importante para nos reerguer mais uma vez.

É de se esperar que para a direção a iniciativa dos conselheiros em pedir o impeachment seja recebida como um “pito”, para que não reiterem o mau comportamento da gestão até aqui fracassada.

Muito tem que ser mudado no Coritiba, a partir da relação da direção com torcedores, imprensa e especialmente os nomes históricos que foram afastados de qualquer participação. A soberba que até aqui reinou deve dar lugar a uma reflexão sobre os tantos erros que foram praticados e que, como adiante direi, parece que teimam em continuar.

Recuperar a credibilidade do clube e a confiança da torcida, não será tarefa fácil. Também não será fácil administrar o clube com as receitas muito reduzidas em razão de vários fatores que já foram apontados aqui. Vamos dar um voto de confiança esperando que a participação do ex-presidente Vilson seja decisiva e a até aqui fracassada gestão tenha humildade para buscar aconselhamento também com outros que têm a sabedoria acumulada pela experiência na vida do futebol.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Disse antes que até agora os erros continuam. A direção não tem se ajudado para mudar o quadro vivido pelo futebol, o meio e finalidade do clube.

Recontratar o Argel foi um erro. Trata-se de um treinador (não é técnico, já expliquei a diferença) que passou por nada menos que 23 clubes em 10 anos de carreira, ou seja, tem média de 2,3 clubes por ano (!), vivendo de rescisões em rescisões. Com exceção do Internacional, no qual foi campeão estadual em 2016, mas depois concorreu decisivamente para a queda do clube para a segunda divisão (antes de ser demitido o time teve um período no campeonato em que alcançou apenas 1 ponto em 18 disputados), atuou somente em clubes de menor expressão. É mestre no auto marketing, como pode avaliar quem ouve as suas entrevistas. Atua praticamente somente como motivador, ação que logo se esgota perante os atletas. Nessa linha de conduta, há poucos dias disse que irá recuperar o futebol do Iago e do Tiago Lopes. Mas alguém pode recuperar o que nunca teve?

Claro que vou torcer para que tenha sucesso, pois o que interessa é o sucesso do Coritiba, mas que será difícil, será.

Debate

  • "Quanto mais a gente reza, mais assombrações aparecem e, essas que estão encalacradas no CORITIBA, não querem sair de jeito nenhum.
    Deus te proteja CORITIBA! SAV"

    Washington B. | 02/12, 20h39

  • "Gostei do Pito e puxão de orelha, penso igual, esperamos que tenham aprendido e tenham mais responsabilidade, e agora, busquem uma forma de reconquistar a torcida, pra isso acontecer, deve-se montar um bom time de futebol, pontual e vitorioso.
    Acredito, que nesse momento já estão planejando 2019.
    No paranaense, já poderemos observar como vai ser."

    Mario E. J. | 29/11, 17h24

    • "Então o pito não adiantou nada , pq o Argel continuou no comando ...tem técnicos muitos melhores por ai , e com valores menores ...Argel não dura o paranaense , escrevam ai !!!!"

      Jose Carlos R. | 30/11, 23h40

    • "Daí vamos ser eliminados precocemente da Copa do Brasil , ir mal no paranaense e ir atrás de outro técnico e sair contratando tudo de novo pra série B ."

      Jose Carlos R. | 30/11, 23h41

    • "Eu também não gosto do Argel e acredito que não dura o ano todo."

      Mario E. J. | 03/12, 14h59

  • Ver todos os comentários (56)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 35
Coritiba 33
Atlético-GO 30
Sport 30
Cuiabá 29
CRB 27
Botafogo-SP 27
Ponte Preta 27
Londrina 25
10º Operário 25
11º Paraná 25
12º Brasil de Pelotas 22
13º Figueirense 21
14º São Bento 19
15º Vitória 19
16º Vila Nova 19
17º Oeste 19
18º América-MG 18
19º Criciúma 18
20º Guarani 13

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Leandro R. 153 pts.
Marcelo Carneiro 149 pts.
andre a. 148 pts.
Leonel S. 147 pts.
Wellingtton Wellingtton 139 pts.
Ido M. F. 138 pts.
Hedy G. 137 pts.
Marcelo luczyszyn 135 pts.
Marcelo G. 134 pts.
10º Ricardo Honorio 134 pts.
11º Rodrigo P. 133 pts.
12º Juarez Mocelin 131 pts.
13º Robson R. 130 pts.
14º Gilmar Francisco das Chagas 130 pts.
15º Rupson F. 130 pts.
16º Alexandre Franco 129 pts.
17º CARLOS AUGUSTO B. 129 pts.
18º Job Grassi 127 pts.
19º Julio C. R. 126 pts.
20º Luiz C. 126 pts.
21º João L. 125 pts.
Admir Rosa 125 pts.
23º L. G. Coltro 125 pts.
Rafael 125 pts.
Alysson Delalibera 125 pts.
26º Ricardo T. 125 pts.
27º Rodolffo F. 124 pts.
28º Alysson Castro 124 pts.
29º Jose R. 123 pts.
F. 123 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Leandro R.
2º Marcelo Carneiro
3º andre a.
4º Leonel S.
5º Wellingtton Wellingtton

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet