Bola de Couro
Nos últimos dias dois dirigentes do Coritiba, Juarez Moraes e Silva e Vilson Ribeiro de Andrade, lançaram um dito motivacional, segundo o qual dezenove clubes do campeonato da série B irão disputar três vagas, pois uma já é nossa.
Acredito que a intenção dos dirigentes foi a de dar um alento à torcida e mostrar ao elenco que tem confiança nele, mas penso que não foi uma declaração prudente. É válida para o âmbito interno, dos jogadores, comissões e dirigentes, mas não de modo público, o que nos expõe aos adversários e até ao deboche se a previsão não se confirmar.
Embora a vitória contra o Avaí, não podemos ter segurança de que o Coritiba está mesmo em ascensão, até porque os últimos resultados no campeonato estadual foram vexatórios. Temos que confiar que haja melhora com novas contratações e aproveitamento paulatino e seguro da base, mas é muito cedo para dizer com tal ênfase que uma das vagas já e nossa. No vestiário tudo bem que assim se fale, pois os atletas têm que ser fortemente motivados, mas a torcida, tão sofrida nos últimos anos, prefere esperar que o time mostre ser confiável.
Depois, o que pensarão os nossos adversários? Não se sentirão menosprezados e e viriam para os jogos contra nós “com a faca na boca”, para derrotar um clube que, na ótica dele, está sendo arrogante? Temo muito que isso aconteça.
Em muitas coisas na vida temos que agir com prudência, especialmente no falar.
E cautela, sabendo-se usar, é caminho melhor para o sucesso. Quem lembra do nosso técnico Ênio Andrade, campeão brasileiro de 1985, que questionado a cada avanço do Coritiba na disputa respondia “ainda não ganhamos nada”? E assim, de degrau em degrau, em silêncio que foi acompanhado pela diretoria, nos bastidores motivava o time, mas externamente fazia com que os adversários não se preocupassem muito conosco.
Prudência, quando não esteja aliada ao medo, é sempre aconselhável. Motivação é necessária em qualquer time de futebol, mas deve ser bem usada, no âmbito e tempo certo. Torço ardentemente para que a afirmação dos dirigentes se confirme, mas vamos devagar, passo a passo. Com confiança, mas com previdência. Ainda não ganhamos nada, como dizia com sabedoria o mestre Ênio Andrade.
* Desejo ao presidente Follador pronta recuperação. Estamos na torcida.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)