Bola de Couro
Aproxima-se o final do ano e a torcida do Coritiba, que imaginava terminar 2024 só com fracassos, teve a alegria de ver o rival cair do pedestal de areia em que estava, juntando-se a nós na segunda divisão. De um sonho irreal de ser campeão mundial, eles têm que se contentar em jogar a série B do campeonato brasileiro.
Foi bom, mas não podemos deixar de usar o acontecimento como aprendizado para nós. Se a gangorra da hegemonia do futebol paranaense estava pendendo para eles nos últimos anos, temos que aproveitar o momento para nos reerguermos.
Todos sabem que o rival cresceu – e muito, não há como negar – depois de uma “sapecada” que levou em atletiba em 1995. Pois agora está na hora de aproveitarmos a cizânia que certamente se instalará entre eles para voltar a crescer e alcançar novamente o primeiro lugar entre os clubes paranaenses.
Estamos em compasso de espera em relação a contratações para fortalecer o time. O que vimos até agora não entusiasma, mas temos que dar um voto de confiança ao Mozart se as indicações estão passando pelo seu crivo. Também temos que ver a direção dispensando os tantos bagres que compuseram o elenco neste no que finda, pois é difícil pensar em sucesso com alguns, cujos nomes seria cansativo elencar.
Espero que a SAF, até agora fracassada, entenda a rivalidade entre a dupla e saiba investir no Coritiba de modo a recolocá-lo no lugar que já ocupou, de clube respeitado nacionalmente. Há muito o que fazer, sabemos, mas o momento psicológico é propício, temos que aproveitá-lo.
Enfim, não dá para perder tempo, em trinta dias o campeonato estadual estará começando e não podemos desprezar a competição, assim como a Copa do Brasil, torneio cujo sucesso não é difícil para um time que saiba competir jogo a jogo.
Talvez eu não escreva mais neste ano, aproveitando esta oportunidade para desejar a todos que me honraram com leitura um feliz Natal e um bem-sucedido ano novo, este, se tudo der certo, com o Coritiba voltando a nos dar alegria. Um fraternal abraço.
PS. Fiquei tentado a reproduzir uma das tantas frases que circulam nas redes sociais, mas me contive. Quem quiser ver algumas, sugiro que assistam `gravação da live do Coxanautas sobre o fato. Diverti-me muito.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)