Bola e Cartola
Nunca uma frase de Karl Marx foi tão verdadeira: "A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa".
O pior é que, essa repetição foi pré-anunciada por quem conhece o Coritiba!
Digo isto porque, em dezembro de 2007, este mesmo grupo (quase a sua totalidade) que ora comanda o Coritiba foi eleito para gerir o Clube no quadriênio 2008/2012 com as mesmas promessas com as quais foram eleitos para o triênio 2015-2018.
Naquela oportunidade, prometeram o título mundial, reestruturação no futebol e na administração, investimentos em categorias de base, enfim, todas as mesmas promessas feitas pela "Coxa Maior" e, em 2 (dois) anos de gestão, conseguiram rebaixar o Coritiba no ano do centenário.
O mesmo se afigura na atualidade. Promessas milagrosas foram feitas para as eleições (time forte, campeonato mundial, portal da transparência, participação ativa dos 165 Conselheiros - 160 do Deliberativo e 5 do Administrativo -, reestruturação no futebol e na administração, etc).
De todas as promessas, até agora, sinceramente, só cumpriram a de ser campeão do mundo, porém, infelizmente para a torcida, a de campeão do mundo em promessas não-realizadas.
Afirmo, categoricamente, nada foi cumprido pela atual gestão do Coritiba, senão vejamos (por amostragem):
a) no futebol: desastre total, montamos um time fraquíssimo e desestruturado, muito abaixo das promessas de campanha, onde Pedroso prometeu "recuperar a hegemonia estadual e fazer boa campanha no Brasileiro em 2015" e "capaz de grandes conquistas". (fonte: http://coxamaior.com.br/noticias/)
b) na parte administrativa: nada foi realizado, nem portal da transparência, nem participação ativa dos 160 Conselheiros do Deliberativo, muito menos a tal gestão compartilhada.
Há mais de um mês, fiz uso da palavra no Conselho Deliberativo exigindo a criação do portal da transparência, não obtive qualquer retorno dos mandatários Coritibanos, nem da direção do Conselho Deliberativo e muito menos do G5.
Infelizmente, meus caros Coritibanos, olhem para a gestão 2008/2009 e tirem suas próprias conclusões. É a mesma ideologia, com promessas milagrosas e atitudes desastrosas!
Para finalizar, mais uma bola fora dos atuais cartolas. Aqueles que prometeram o título mundial estão falando em trazer o Dida para o nosso gol. Vou rir para não chorar! Isso deve ser puro desespero de quem jamais comandou e/ou vivenciou o futebol profissional.
Torçamos para que o Internacional continue na Libertadores, sob pena de vir um goleiro que encherá o seu bolso de dinheiro e, ao final do campeonato, irá embora e o Coritiba nada ganhará.
O perfil de goleiro, que se espera, é de alguém que venha para ficar, que se valorize no Coritiba e que o clube ganhe algo ao final! Mas parece que não é este o pensamento da atual diretoria.
De tudo que foi dito, como eterno Coritibano que sou, sinceramente, espero que venham dias melhores, dentro e fora de campo, sob pena de a história vivenciada em 2009 se repetir, naquela época como tragédia e hoje em dia como a Maior Desilusão!
S.A.V.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)