Confabolando
O fiel Coxa-Branca Deivid Briski produziu um texto que é um bonito relato de amor ao Coritiba. Se cada pessoa tem uma maneira diferente de mostrar seu amor, certamente a de Deivid é com sua bela coleção de camisas do Coxa.
Desde pequeno sempre gostei de vestir a camisa do Coritiba, quando criança lembro que não havia presente melhor do que uma camisa nova do Coxa para jogar bola com os amigos
Depois já adulto, eu sempre tinha algumas camisas (quatro ou cinco) que usava para jogar bola e quando comprava um modelo novo, costumava dar as mais antigas/desgastadas para algum primo mais novo.
Em 2007 descobri na internet uma comunidade de colecionadores de camisas de futebol, interessei-me em começar a levar a sério minha coleção. A primeira coisa que me passou pela cabeça foram aquelas inúmeras camisas que já tive e que se foram.
Hoje eu priorizo as camisas do Coritiba, são mais de 30 e algumas do Brasil e de seleções e alguns times estrangeiros.
Minha coleção é relativamente pequena se considerar que são 61 camisas, conheço colecionadores com mais de 200. Entretanto tenho algumas peças raras como uma camisa da campanha do Índio título de 85, uma camisa do Keirrison usada na campaha do título de 07 e também uma camisa de 1988, que considero uma das mais bonitas que o Coritiba já teve
O que mais gosto neste hobby é o fato de que cada camisa tem uma história, seja sobre um grande time, um grande craque, ou até mesmo uma decepção. Através da minha coleção tenho muitas lembranças da minha infância, e de histórias recentes que um dia serão repassadas aos filhos e netos.
Aqui em Curitiba realizamos alguns encontros de colecionadores de camisas de futebol. No Ultimo conseguimos reunir mais de 50 pessoas e fomos agraciados com a visita do grande zagueiro Vavá, que levou a camisa que utilizou na final do Campeonato Brasileiro de 1985. Ouvimos muitas históriase foi muito bacana.
Detalhe é que nestes encontros os torcedores/colecionadores do Coritiba são maioria absoluta.O Espaço 100 é a prova disso, muitas das camisas que estão lá são de colecionadores como eu, que foram convidados pelos Helênicos para expor algumas de suas peças raras.
Ao ver aquele lugar maravilhoso, com 100 anos de história para contar e sabendo que contribuimos para isto, é muito gratificante.
Deivid Briski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)