Confabolando
Gabriel era um piá muito esperto. Tinha quatro anos de idade, mas um olhar decidido. A altura, um pouco maior do que o normal para a sua idade, também dificultava quem não o conhecia a adivinhar quantas primaveras o jovem Coxa-Branca tinha. Dia destes, ele em companhia da avó, saiu apanhar a sua tia que preferia chamar de "dinda", no trabalho.
Emily trabalhava em uma agência de publicidade. Passara o dia desenvolvendo um trabalho para uma empresa produtora de preservativos. Já era início de noite e o grupo de colegas de trabalho batia papo enquanto organizavam o final do dia. Neste momento, Gabriel entra na sala. Uma pausa de atenção para o menino. As mulheres presentes, com o instinto maternal amadurecendo, fizeram aquela festa. Que bonitinho dali, que gracinha daqui, o Gabriel encabulado e em pouco tempo o papo adulto se reestabeleceu.
Logo em seguida, Gabriel já entediado e querendo sair voando daquele lugar chato, começou a "fuçar" na mesa da dinda em busca de alguma distração. Achou um pacotinho e começou a brincar. A brincadeira seria interrompida por um colega, sacana, que ao perceber com o que Gabriel passava o tempo sugeriu:
- Gabriel, pergunte à dinda o que é este pacotinho.
Lentamente Emily girou o rosto em busca da resposta, mas com o olhar já tenso do que a esperava. Um preservativo da campanha que desenvolvia. Ela ruborizou-se toda. A avó, sem jeito ao fundo e o restante dos colegas caindo na risada. Emily, sem jeito, tentou explicar:
- Gabri, sabe o que é, é um instrumento de trab..... Aaaaiiiiii não, eu não posso dizer isso.
Emily elevou as gargalhadas na sala a enésima potência, apressando o caminho que cada um seguiria para o final de semana.
Se para ela já pareceu difícil para explicar ao Gabriel o que era um preservativo, consequência natural da vida, imagina algo que foge o nosso controle? E se, por acaso, Gabriel perguntasse à Emily, aos seus pais ou quem quer que seja que levado ele a torcer pelo Coritiba o que são estas notícias dos últimos dias? Por que a renovação dada como certa de Ariel, ídolo da torcida, tomou este rumo? Mas não foi assim, ou de forma parecida, que aconteceu com Keirrison, Marlos, Rodrigo Mancha, Carlinhos e Marcelinho Paraíba? Por que estas coisas estão acontecendo com o Coritiba?
Se Gabriel perguntasse tudo isso para mim, eu não teria dúvida em lhe dar a resposta:
- Gabriel, preservativo é utilizado como método contraceptivo e também para evitar doenças sexualmente transmissíveis, que são.......
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)