Confabolando
Confesso que na partida de volta contra o Internacional, pela Copa do Brasil, quando ouvi uma música vindo da Império Alviverde achei o ritmo maravilhoso. Tentei silenciar para entender qual era a sua letra. No começo, pouco entendi. Apenas frases isoladas como “vamos em busca da vitória” e eu “vim pra te apoiar” eram perceptíveis. Mas para mim, naquele momento, eram suficientes. Aquela música tinha vindo para ficar. Resumia bem o espírito da torcida Coxa-Branca.
No “day after” passei a procurar a música no youtube, até que encontrei. Prontamente produzi uma matéria para o Coxanautas e quando para minha agradável surpresa, o autor da música comentou a notícia. Como não podia deixar de ser, faço aqui uma homenagem ao compositor desta música e fiel Coxa-Branca, Alexandre Slusarz, que conta para nós um pouco de sua história com o Verdão e de onde surgiu a idéia da música que deve embalar muitas vitórias do Verdão daqui a diante.
Comecei ir ao Couto Pereira com o meu pai quando tinha seis anos, contudo, nos mudamos para uma cidade do interior do Paraná e só pude voltar a ir aos jogos em 1988.
No mesmo ano me tornei sócio da Torcida Jovem do Coritiba, conheci varios estádios no Brasil e cheguei a ficar responsável por faixas e bandeiras da torcida. Nesta época conheci minha esposa, Marta, e me afastei da torcida e passei a ir aos jogos sem envolvimento com movimentos organizados.
Sempre quis ouvir uma música que falasse de um pacto entre Torcida e Time como "eu confio em você e estou aqui pra te apoiar". Quem já me conhece sabe que eu sou do tipo de torcedor que apoia o time o jogo inteiro independente do resultado, acho que na hora do jogo temos que apoiar e só reclamar ao fim do jogo se ele não corresponder.
Então estava bisbilhotando a comunidade da Império no site de relacionamento orkut e vi um video que postaram lá ( http://www.youtube.com/watch?v=I4Btc4Yln_M ), mas achei o que o texto era comprido demais e não iria vingar. Desta forma acabei fazendo esta letra e com ela em mãos, fui no jogo contra o Goiás, quando levei até o Lano da Império. Ele prontamente pediu para que eu levasse até o pessoal da bateria, que de primeira, adoraram a versão. Eles já se reuniram e começaram a criar o ritmo ideal.
Fiquei ansioso para ver ela no jogo contra o Internacional e logo a Império começou a cantar antes do jogo para fazer a torcida aprender.
Tenho que ser sincero quando eu vi a torcida cantando ela, foi de arrepiar. Meus filhos um de 16 e o outro de 10 também não podiam acreditar que ela poderia fazer tanto sucesso, foi demais sem palavras.
Espero que esta história sirva de incentivo para a nossa torcida. Caso alguém tenha uma música e acha que ela vale a pena, leve até a torcida, pois não tem preço ver uma música sua cantada pela nação Alviverde.
Alexandre é Coxa-Branca, sócio do Coritiba, criou também a canção Olê- Lê –A – Cori- ti-Ba na década de 90 e tal qual seus filhos, não abandona o Cori.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)