Confabolando
O Coritiba tem exaltado muita coisa na Série A deste ano. A luta dos jogadores, o esforço dos atletas, a evolução do conjunto, o planejamento e até o projeto, como diria o Vanderlei Luxemburgo.
Também tem lamentado muitas coisas. As contusões, a arbitragem, o excesso de partidas, a dificuldade em manter a mesma equipe, a falta de sorte, a desatenção na defesa, os reforços que não estreiam, enfim, uma lista quase sem fim de infortúnios – ao que parece – apenas o time de Marcelo Oliveira tem sido submetido.
Mas, de fato, o que é preciso lamentar e também exaltar é a tabela de classificação. O Coritiba segue perigosamente próximo da zona de rebaixamento com apenas três pontos de distância do primeiro da região maldita, o Sport de Recife. Continua sem ganhar jogos fora de casa, fator que tornou-se rotina para o time do Alto da Glória nos últimos anos.
Até o final do campeonato o Coxa enfrentará por ordem: Portuguesa (F), Flamengo (C), Atlético Goianense (F), Santos (C), Sport (F), São Paulo (C), Ponte Preta (C), Palmeiras (F), Bahia (C), Náutico (C), Grêmio (F), Fluminense (F), Atlético Mineiro (C), Corinthians (F), Vasco (C), Cruzeiro (F), Figueirense (C). Portanto, temos ainda 17 partidas no returno, sendo oito fora de casa.
Mas há de se exaltar que a reta final do campeonato será duríssima, pois enfrentaremos times que certamente estarão brigando pelo título e pela vaga na libertadores, bem como adversários diretos na luta contra o rebaixamento.
Por isso, é imprescindível para o Coritiba começar a fazer resultados agora, principalmente fora de casa e a próxima partida contra a Portuguesa é perfeita para isso. Jogaremos com uma equipe menos tradicional, com orçamento menor que o nosso, adversária direta na zona baixa da tabela e por isso com todas as chances de quebrar esta triste sina.
Não tentar esquecer de nada. Lembrar muito bem da fragilidade da nossa zaga e da ineficiência do nosso ataque. Deixar de pensar que faríamos tudo igual, esquecendo o discurso de nosso técnico. Pois fazer tudo igual não esta surtindo efeito. Lembrar também que parte dos nossos jogadores foram rebaixados no ano passado, pelo Avaí. Reforçar nestas lembranças a necessidade da superação.
Tudo para o Coritiba sair da proximidade da zona do rebaixamento. Mas para isso há de se exaltar menos e mostrar mais resultados.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)